quinta-feira, 25 de julho de 2024

Da série 'Grandes marcas (sumidas) do Brasil', parte 3

Olimpíadas lembram esportes, que exigem uma alimentação saudável. E uma das fabricantes nacionais mais conceituadas nesta área é a Olvebra, empresa gaúcha de produtos à base de soja. 


A Olvebra foi fundada pelos chineses Sheun Ming Ling (1921-2020) e Charles Kung Wei Tse (?-?), em 1955. Eles, fugitivos do regime comunista chinês, viram na soja um potencial alimentício muito valioso, Fundaram a empresa em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Essa marca é uma sigla para "Óleos Vegetais Brasileiros". 

Com isso, a leguminosa, antes pouco apreciada, passou a ser melhor aproveitada, não só para a produção de óleo, mas também para o extrato de soja em pó, para a substituição do leite em pó, para quem é alérgico à lactose e quer perder peso. 

As marcas mais conhecidas da Olvebra são o Soymilke e o Choco Soy, este último um chocolate com leite de soja, sem produtos animais. Também existe o já tradicional óleo Violeta (agora propriedade da Celena Alimentos, desde o abandono da comercialização do óleo para o varejo por parte da Olvebra) e o Sustare, para concorrer com a Sustagen da gigante Reckitt Benckiser, multinacional da indústria química. Também há produtos à base de óleo de coco, muito procurados por quem acredita em suas propriedades nutricionais, e produzidos por uma empresa do grupo, a Caeté. 

Curiosamente, nunca houve uma divulgação ostensiva dos produtos desta marca gaúcha na mídia. Também ela vem aparecendo pouco nas reportagens dos jornais, apesar dos consumidores estarem preocupados com a situação da empresa, que chegou a ficar em recuperação judicial recentemente (2018), devido às dívidas de R$ 448 milhões. Por outro lado, os produtos da marca são muito presentes nos supermercados, hipermercados e outras varejistas. 

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