terça-feira, 2 de julho de 2024

Entrevista fictícia com a efígie do Real

Efígie do Real estampada na moeda que fez 30 anos ontem


Assuntos 1000: Olá, efígie da República que estampa as cédulas do Real, como passou o seu aniversário de 30 anos? Agora é uma balsaquiana. 

Real: Ai, meu querido! Passei mal! Muito mal! Você não sabe como estou sofrendo! Desse jeito eu vou morrer!

Assuntos 1000: Conte-me por quê. 

Real: Essa briga entre o presidente do nosso país e o presidente do Banco Central, porque o primeiro quer baixar os juros com medidas políticas e destituir o segundo, porque ele foi nomeado pelo anterior. Não aguento! Parece que um quer ter mais razão que o outro enquanto a nossa economia vai enlouquecendo! E os juros, mesmo, continuam a me espancar. 

Assuntos 1000: Noto marcas suas em seu rosto, mas não parecem ser obra só dos juros. 

Real: Evidente que não! Esta marca de tapa foi feita pelos juros, e este dente trincado é porque levei um golpe do dólar, esse metido a machão que quer dominar as outras moedas do mundo na base do big stick (grande porrete), como se diz no país dele. Ai! Eu só disse que não era por minha culpa a respeito do por que o presidente do país fala tanta besteira e acha que tem o direito de querer ser o dono da nossa economia para, segundo ele, beneficiar os pobres. O pior é que ele está cada vez maior, ou será eu que estou ficando muito baixa... (as duas hipóteses estão certas) E este olho roxo foi dado pelo próprio ministro da Fazenda!

Assuntos 1000: Esta marca foi realmente feia...

Real: Isso porque ele quer aumentar a arrecadação a todo custo. Daí eu apareci para ele e disse que o governo estava gastando muito e precisava economizar. Essa foi a resposta dele!

Assuntos 1000: Conte-me tudo. 

Real: Ai! Eu não posso entrar em detalhes! Quem entende, ou deveria entender desses assuntos são os economistas e os técnicos! E vocês, brasileiros, que também cuidam das suas finanças! Eu sou apenas uma moeda de 30 anos, um símbolo da Pátria! Não tenho formação técnica... mas eu só disse o que entendi ser a verdade. Se o governo não toma cuidado com o dinheiro ganho com os impostos, a inflação vem e... oh, céus!

Assuntos 1000: A inflação, segundo diz o governo, está controlada. 

Real: Isso é o que o governo diz, mas todo mês, desde a minha criação, ela me agride! (*) Tenho pena do Cruzado, quando esse monstro horrível fez coisas muito piores, e ele morreu tão jovem! (Começa a chorar)

Real: E vocês dizem que a inflação está sob controle. Claro que ela não me ataca com tanta força, mas você deve saber quanto eu valia em 1994. Uma moeda na época comprava tanta coisa....

Assuntos 1000: Oh, sim! Comprava-se muito com poucos reais, inclusive o arroz, que custava perto de três moedas suas. 

Real: Não me fale em arroz, por favor! Essa tragédia horrível no Rio Grande do Sul, que destruiu vidas humanas e causou prejuízos bilionários, foi o pretexto para o governo fazer aquele leilão do arroz, aquela coisa mal feita... agora é que o preço do arroz não vai cair mesmo!

Assuntos 1000: O governo não desistiu ainda de realizar outro leilão...

Real: Por favor, não quero falar do arroz! Quero falar de outra coisa!

Assuntos 1000: Os alimentos e artigos essenciais estão com os preços sempre em alta, enquanto os produtos de bens duráveis, no entanto, não acompanham essa alta ou até caem de preço. O que acha disso?

Real: Realmente é muito bom que o povo compre bens duráveis, como fogões e telefones celulares, mas eu tenho tanta pena dele por ter que pagar sempre mais e mais pelos alimentos, que são base para a sobrevivência... mas isso é com todas as moedas, não só comigo...

Assuntos 1000: Mesmo assim, o brasileiro está muito grato por ter uma moeda por tanto tempo desde o Cruzeiro. 

Real: E eles não dão valor a mim, assim como não deram valor para o Cruzeiro e o Cruzado... antes, ele se empenhou e me deu o devido respeito, e foi isso que me salvou durante os tempos difíceis, com tantas crises mundiais. Mas agora ele não dá tanta bola, e a imprensa também não divulga. Quase ninguém me lembrou do meu aniversário!

Assuntos 1000: Quem, afinal, foi o seu pai? O Itamar Franco ou o Fernando Henrique?

Real: Ai! Essa pergunta.... Preciso falar que é a equipe formada por André Lara Resende, Edmar Bacha, Pérsio Arida, e outros economistas ligados ao PSDB, querendo experimentar coisas novas... Ai! Minhas feridas doem. 

Assuntos 1000: A Unidade Real de Valor, criada a partir da paridade cambial com o dólar, pode ser considerada um protótipo seu?

Real: Sim. Era euzinha na forma de um feto na economia brasileira, e o Cruzeiro Real, outra moeda que sofreu muito nas mãos da inflação, foi a mãe de aluguel, coitada! E não faltava gente na época querendo me abortar, lembrando essa polêmica do aborto... e boa parte era a turma que hoje governa, mas se convenceu da importância do Plano com o tempo, para a felicidade do Brasil... Ai! Estou sentindo muitas dores por causa de tantas agressões! Poderíamos terminar essa entrevista?

Assuntos 1000: Oh, sim! Uma última pergunta: como você imaginaria daqui a trinta anos?...

Real: (Chora aos gritos e desesperadamente)



(*) As marcas da inflação no Real não foram apenas no rosto da efígie. Digamos que ela foi sistematicamente estuprada pelo dragão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário