terça-feira, 25 de maio de 2010

Too little, too late

Fotos da inauguração das primeiras estações da Linha 4, disponíveis no site do metrô


Inauguraram, ao som de tambores japoneses e escola de samba (a música mais adequada, talvez, deveria ser o coro famoso daquela obra de Hândel, o Messias - leia-se Aleluia), as duas primeiras estações da Linha Amarela, Faria Lima e Paulista.

Pelo menos por alguns dias a viagem entre as duas estações será gratuita. Depois, eles liberam o acesso entre as estações Paulista e Consolação e a viagem passa a ser paga. A estação Paulista fica na r. da Consolação e a estação Consolação fica na Av. Paulista, e por mais cômico e estranho que isso possa parecer, é a pura verdade.

A estação Paulista fica a 30 metros de profundidade, e alguns vão dizer que está perto demais do inferno, de tão longe que está do nível da rua. Para fazer a futura baldeação da estação Paulista para a estação Consolação vai ser preciso subir, pois as linhas Amarela e Verde têm um desnível de 4 metros.

Por outro lado, haverá um terminal de ônibus próximo da Estação Faria Lima, com várias linhas (uma delas, a 967-A, passa perto da minha casa). Mas ele só vai ser concluído quando o acesso ao metrô por esta estação passar a ser pago.

Mesmo com estas duas estações, a malha do metrô ainda é ridiculamente pequena. Entretanto, isso vai mudar, bem pouco, aliás, quando inaugurarem as estações Tamanduateí e Vila Prudente, pertencentes à linha verde.

Com toda essa velocidade, o metrô vai ter uma extensão digna de São Paulo quando os habitantes da cidade se resumirem a ratos e baratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário