quarta-feira, 28 de julho de 2010

Da série 'Mentiras que contam na Internet', parte 1


A Internet é um ótimo veículo para comunicação, mas seletividade não é o forte desse veículo. Deixam passar qualquer coisa, desde idéias vindas de Harvard quanto as de um botequim de esquina.

Mentiras não faltam. Nem sempre é fácil apontar quem mente, nesta rede. E para começar a falar delas, não vou falar sobre os 'hoaxes' (ainda), os tais boatos virtuais nos e-mails.

A primeira coisa a comentar nesta série é uma informação muito difundida que uma certa marca de eletrônicos vai só vender telas LCD do tipo IPS, isto é, a tecnologia in-plane switching usada principalmente em telas de televisão por ter uma grande fidelidade de cores e excelente ângulo de visão. Estes rumores começaram em junho de 2009.

Vamos aos fatos: a conceituada empresa continua, sim, a fabricar paineis que não são IPS, ou seja, continuam a usar a típica tecnologia usada nos monitores de PCs, notebooks e netbooks, assim como nas telas de celulares e smartphones. Esta tecnologia, chamada de TN (twisted nematic), utiliza transistores dispostos na vertical, e não na horizontal, como nos IPS. Por isso, o ângulo de visão é limitado. A fidelidade de cores também não é grande, aliás, é pior até do que na antiquíssima tecnologia CRT (isso mesmo, os já ultrapassados aparelhos de tubo), na maioria das vezes, isso porque utiliza o recurso do dithering, para elaborar cores mais complexas.

A tecnologia TN é perfeitamente aceitável nos monitores e telas de celular, mas não em TV's. Muitas vezes, as pessoas não se sentam de frente para a tela, e o fato de ver cores distorcidas gera muito desconforto. Portanto, as tecnologias TN não devem ser usadas em TV's.

Esta empresa, ultimamente, utiliza tecnologia TN em seus monitores LED, o que significa produtos mais baratos e com baixíssimo consumo de energia. Porém, também continua a fabricar televisores com esse tipo de painel em suas telas menores (22 e 26 polegadas), algo a se lamentar profundamente. Aliás, quase todas as marcas de televisores empregam os paineis TN em seus aparelhos de pequeno e médio porte. Só as TV's de 32 polegadas para cima se salvam.

Mas afinal, quem mentiu? Não há certeza. Ou a empresa, ou as inúmeras fontes que divulgaram a 'informação'. Talvez a culpa seja de alguns fãs mais afoitos da marca que repassam isso como se fosse uma peste.

Agora muita gente acredita que os atuais monitores da marca em questão são do tipo IPS, como se essa tecnologia, tradiconalmente cara, tivesse barateado tanto de repente. Basta uma análise relativamente simples do produto, como olhar de lado para ele quando estiver ligado, para fazer a contraprova.

Portanto, cuidado! Na Internet, não se pode acreditar em quase nada, nem em sites ditos confiáveis, que vinculam informações de veracidade questionável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário