sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O caso dos Irmãos Brain

De vez em quando, eu lanço uns pitacos sobre os outros blogs, principalmente os de humor.

Existe um deles que chegou a ser muito falado, mas agora ninguém sabe realmente se está ativo ou não. Parece um caso de 'blog zumbi', como diriam os piadistas de plantão.

É o blog dos Irmãos Brain, que existe desde 2007 com esta denominação. Antes, atendia pelo obscuro nome de 'Aonde, ali?'. Seu autor é Geraldo Neto, um sujeito de Ribeirão Preto que achou interessante usar a teoria de Freud para fazer humor. Ele juntou a sua paixão pelo brinquedo Lego, aqueles jogos de montar dinamarqueses que possuem bonecos com cabeça parecida com a de botijão de gás - os minimans*.

Já tinha falado dos Brains antes, num post sobre alguns blogs de humor. São três minimans. Um é o mais famoso, 'usa' uma camiseta amarela e tem o rosto sempre sorridente, próprio daqueles que só querem se divertir, mesmo à custa dos outros. Este é o Id Brain. Já o Ego Brain é o intelectual certinho da turma e tem a fisionomia séria, se é possível levar a sério uma criatura parecida com um miniman e que 'usa' camiseta verde cuja estampa é um triângulo. Já o repressor da turma é o Superego Brain, o de vermelho, sempre com uma cara brava e censurando tudo o que o abusado irmão Id faz.

Estes são os tais Brains, frutos da imaginação do Geraldo Neto. Freud explica.

Eles ficaram bastante famosos na blogosfera, fazendo parceria, entre 2007 e 2009, com boa parte dos outros blogs de humor. Até que alguém de uma comunidade de games, o Gamevicio, criou um pseudônimo 'Irmãos Brain'. Ele esculachou com a fama dos irmãos feitos de Lego ao fazer um comentário infeliz sobre bomba atômica na China e virou motivo de piada na comunidade.

O 'pai' dessas três criaturas, que provavelmente nada tem a ver com o Gamevicio, e azar dele se tiver, fez uma viagem à Inglaterra e depois se mudou de Ribeirão Preto para Goiás, onde mora sua namorada. Foi nesta época que a marca registrada do blog - os quadrinhos feitos em Photoshop com um formato vertical inusitado - começou a se tornar cada vez menos frequente, até que a produção caiu de vez.

A última vez que houve uma tirinha com os três personagens foi em julho de 2010. Houve duas postagens seguintes apenas, uma no final de julho e outra em dezembro do mesmo ano. O autor alegou ter participado de uma campanha política e atualmente estaria reformulando o blog. Porém, lendo os comentários dos fanáticos seguidores dos Brains, ninguém parece estar acreditando muito nisso.

Para muitos, o blog virou uma espécie de zumbi na Internet. Sem ofensas... porque os blogs do meu sobrinho de 11 anos também são, e ele nem se importa em atualizá-los (hehehe...).

Quando o Geraldo Neto vai atualizar o blog ninguém sabe com certeza (aliás, parece que nem ele mesmo sabe...) mas muita gente não esqueceu de suas tiras em formato inusitado com conteúdo amalucado e três bonecos pirados que incorporam a teoria de Freud sobre a personalidade humana. Este é um caso para o famoso psiquiatra austríaco explicar.


* Obs.: muita gente da geração atual nunca ouviu falar de Lego porque eles são típicos da década de 1980, ou seja, mais um elemento daquela década da qual falei por vários posts (sobre a 'oitentolatria').

Um comentário:

  1. Eu sinto saudades dos Irmãos Brain. É um caso de blog que morreu com um público ainda alto. Queria saber o que aconteceu...

    E corrigindo, Lego nunca deixou de ser conhecido no Brasil.

    ResponderExcluir