A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha fez ontem 60 anos de reinado. Seu reinado já está bem próximo de superar o recorde alcançado pela rainha Vitória, dona de um reinado de 64 anos.
A cerimônia teve direito a muita pompa e circunstância, como naquela música festiva de Edward Elgar, um dos mais conhecidos compositores ingleses, que fez parte do repertório da festa junto com músicas mais contemporâneas dos também sires Paul McCartney e Elton John. O maior acontecimento foi o passeio de centenas de súditos da rainha pelo rio Tâmisa. Quase todos os membros da família real participaram, com exceção do consorte, o marido da rainha, Philip, que está com uma infecção na vesícula e internado num hospital.
Porém, o começo de reinado de Sua Majestade Britânica foi, na prática, a partir da morte de George VI, em 6 de fevereiro de 1952. Portanto, o marco dos 60 anos já foi há quatro meses atrás.
Quando a rainha Elizabeth II começou a reinar, o mundo já não tinha encantos pelas monarquias; agora, elas são vistas como algo exótico (foto: Carl Court/AFP/Getty Images)
Enquanto em Londres houve um clima quase feérico, os egípcios continuam querendo a morte para Hosni Mubarak e seus filhos; ele foi condenado à "branda" pena de prisão perpétua enquanto os filhos do ex-ditador foram absolvidos. E a Síria caminha a passos largos para ser o mais novo e terrível "barril de pólvora" da Ásia Ocidental. Sem falar na crise econômica que devasta a própria Europa...
Parabéns pelos seus textos. A diversidade de assuntos e periodicidade fazem juz ao nome do blog.
ResponderExcluirUm abraço,
Camila Santos
Obrigado, Camila.
Excluir