segunda-feira, 22 de julho de 2013

O papa Francisco vem aqui

Está tudo preparado para a vinda do papa Francisco. O governo do Rio se preocupou principalmente com a segurança do pontífice, temendo protestos como se os manifestantes fossem uma horda de muçulmanos pregando a jihad ou um bando de seguidores de alguma seita evangélica radical. O Exército estará de prontidão, para defender o líder da Igreja Católica em caso de ataques terroristas.

A visita custará mais de R$ 300 milhões aos cofres do Estado do Rio, cifras que certamente não terão a aprovação dos manifestantes, nem de muitos fiéis, e muito menos de Sua Santidade, que certamente iria reprovar todo esse esbanjamento enquanto muitos passam fome neste país, apesar da propaganda oficial negar. Em troca, poderá haver um revigoramento da fé católica no país diante do avanço dos evangélicos e, principalmente, dos neo-pentecostais.

Talvez o maior desafio será convencer a juventude a reconsiderar temas como o aborto, a homossexualidade, a vida sexual considerada promíscua pela Igreja, as questões morais e éticas. E também provar que a Igreja está disposta a discutir as suas próprias contradições, como acolher padres, bispos e cardeais pedófilos ou envolvidos em escândalos financeiros.

  O papa Francisco e o símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) (Fotomontagem da ACIDigital, Agência Católica de Informações)

Abaixo, segue um cronograma, disponível em vários outros sites e portais do Brasil e também do exterior:

22 de julho (hoje): O papa Francisco se encontra com o governador Sérgio Cabral no palácio das Laranjeiras. Dilma também estará lá. Depois ele irá para uma residência no bairro do Sumaré. 

23 de julho: Início oficial da Jornada Mundial da Juventude.

24 de julho: Visita do papa ao Santuário Nacional em Aparecida, evento este que poderá reunir milhões de fiéis. Mais tarde, ele volta ao Rio para visitar o Hospital São Francisco de Assis, o santo que lhe inspirou o nome papal. 

25 de julho: Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio, receberá o papa, que irá abençoar a bandeira olímpica, para os próximos Jogos de 2016. Depois é a vez da comunidade do morro dos Manguinhos. Na madrugada, o papa estará em Copacabana. 

26 de julho: Na Quinta da Boa Vista, o papa irá ouvir a confissão pessoal de jovens participantes da JMJ. Depois, no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, fará uma oração do Angelus em presença dos fiéis. 

27 de julho: Reunião com personalidades e autoridades civis no Teatro Municipal e depois oração em Guaratiba. 

28 de julho: Missa de encerramento, visita ao Riocentro e volta para o Vaticano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário