Após ser um dos sites mais poderosos da Internet, o Yahoo foi vendido para a Verizon, empresa de telefonia móvel, por US$ 4,83 bilhões.
Pode parecer bastante para uma empresa, mas o Yahoo chegou a valer US$ 125 bilhões, segundo avaliações feitas no começo do ano 2000. Aliás, o auge de seu poder foi na virada do século XX-XXI, quando era talvez a maior empresa virtual do mundo. Era um poderoso site de busca, além de fornecer e-mail e ser um portal de notícias.
No mundo atual, perdeu tanto valor que uma boa startup, como é chamada uma empresa tecnológica emergente, tem um preço de mercado até maior do que a veterana.
Como o ex-gigante chegou a este nível?
Muitos analistas culpam a falta de definição dos executivos da Yahoo, indecisos entre tratar o negócio como tecnologia ou como serviço de informação. Também foi fator importante a compra de outros serviços da Web que estavam dando certo e acabaram arruinados, como o Flickr, serviço de divulgação de imagens. Outros até deram certo, mas não conseguem dar o retorno esperado, como o Tumblr, responsável pela criação de muitos blogs. Houve tentativas de compra por parte do Google e da Microsoft, por valores bem maiores do que os US$ 4,83 bilhões, sem sucesso.
Os erros foram amplamente criticados pela imprensa, tendo os principais executivos, como a atual CEO da empresa, Marissa Meyer, como alvo. E eles custaram caro: só neste ano, o Yahoo registrou prejuízo superior a US$ 500 milhões.
A Verizon, empresa de telecomunicações difamada por ter colaborado com o NSA para coletar informações de milhões de americanos com o pretexto de combater o terrorismo, terá a incumbência de tentar salvar o legado da velha empresa. De qualquer forma, a Yahoo, como empresa independente, não existe mais, e será mais um brand qualquer, como a AOL, adquirida pela mesma Verizon em meados do ano passado.
No mundo atual, perdeu tanto valor que uma boa startup, como é chamada uma empresa tecnológica emergente, tem um preço de mercado até maior do que a veterana.
O site de busca que encolheu com o tempo (iStock)
Como o ex-gigante chegou a este nível?
Muitos analistas culpam a falta de definição dos executivos da Yahoo, indecisos entre tratar o negócio como tecnologia ou como serviço de informação. Também foi fator importante a compra de outros serviços da Web que estavam dando certo e acabaram arruinados, como o Flickr, serviço de divulgação de imagens. Outros até deram certo, mas não conseguem dar o retorno esperado, como o Tumblr, responsável pela criação de muitos blogs. Houve tentativas de compra por parte do Google e da Microsoft, por valores bem maiores do que os US$ 4,83 bilhões, sem sucesso.
Os erros foram amplamente criticados pela imprensa, tendo os principais executivos, como a atual CEO da empresa, Marissa Meyer, como alvo. E eles custaram caro: só neste ano, o Yahoo registrou prejuízo superior a US$ 500 milhões.
A Verizon, empresa de telecomunicações difamada por ter colaborado com o NSA para coletar informações de milhões de americanos com o pretexto de combater o terrorismo, terá a incumbência de tentar salvar o legado da velha empresa. De qualquer forma, a Yahoo, como empresa independente, não existe mais, e será mais um brand qualquer, como a AOL, adquirida pela mesma Verizon em meados do ano passado.
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