quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Breves do dia

1. Juros caem de novo, de 13% para 12,25%. É a menor taxa desde janeiro de 2015. Pela intensidade da queda, o BC e o Ministério da Fazenda acenam com otimismo quanto à trajetória da inflação e do crescimento econômico. Os bancos poderão manter a queda de juros nos empréstimos e nas dívidas bancárias, mas de forma bem menos intensa do que a sofrida pela Selic hoje. 

2. José Serra anunciou sua demissão do Ministério das Relações Exteriores, alegando sofrer dores crônicas. Sua atuação acabou com a complacência anterior com os governos vizinhos ditos "bolivarianos", mas o ex-senador manteve a fama de volátil, desde quando ele praticamente abandonou o governo de São Paulo para se candidatar à Presidência da República e disputar a sucessão de Lula com Dilma. 

3. Alexandre de Moraes foi, como antecipado na postagem anterior, aprovado como ministro do STF pelo Senado, por 55 votos a 13, e Temer disse que ele será imparcial. Só as futuras decisões do novo togado irão confirmar isso. Enquanto isso, é bem possível que o nome do novo ministro da Justiça acabe por sair depois do preenchimento do cargo deixado por José Serra. 

4. Na Copa Libertadores, o Botafogo venceu o Olímpia nos pênaltis por 3 a 1 após perder o segundo jogo por 1 a 0, graças ao goleiro Gatito Fernandes. O Atlético-PR venceu fora de casa o Capiatá por 1 a 0. Os dois times, e também o goleiro botafoguense, são paraguaios. É a maior participação de times brasileiros na fase de grupos da Libertadores em todos os tempos. Ainda houve os últimos jogos da Champions League, com vitória dos favoritos: Sevilla contra Leicester City em Sevilha por 2 a 1 (o gol de Vardy manteve viva a chance de classificação do time inglês) e Juventus contra o Porto em Portugal por 2 a 0, graças a uma atuação pífia e expulsão do lateral brasileiro Alex Telles.

5. Ainda no assunto futebol, o Corinthians conseguiu vencer o Palmeiras por 1 a 0 mesmo com um a menos devido a um erro nefasto de arbitragem: o juiz Thiago Duarte Peixoto expulsou Gabriel, ex-Palmeiras, num lance onde ele não participou. E o Palmeiras tinha Felipe Melo e Dudu, que estavam até comportados, e também Keno e Vitor Hugo, que não se comportaram tão bem. Mesmo com um a mais, o alviverde não soube aproveitar e acabou castigado com um gol de Jô, o famigerado reserva de Fred na "Copa da Vergonha", que acabava de entrar bem no final do jogo. 

6. Haverá mesmo segundo turno nas eleições presidenciais do Equador, entre o ex-vice presidente Lenín Moreno, candidato de Rafael Correa, e o oposicionista liberal e "anti-bolivariano" Guillermo Lasso. Eles decidirão o futuro do país, desiludido com a falta de progresso social esperada com um governo auto-intitulado "progressista" como o de Correa, e o destino de Julian Assange, do Wikileaks, refugiado na embaixada do país sul-americano em Londres, acusado de molestar sexualmente uma mulher na Suécia (e também por vazamento ilegal de dados de vários governos, inclusive o dos Estados Unidos). 

7. Metroviários cogitavam uma greve para esta quinta-feira, mas o governo atendeu parte das reivindicações salariais da categoria, e o Metrô irá funcionar novamente. Os trabalhadores denunciam também as 632 vagas não preenchidas, principalmente operadores de transporte ferroviário e agentes de segurança. Houve casos graves de mau funcionamento, provocados por descarrilhamentos de trens, panes devido às chuvas neste verão e até invasões de cães nos trilhos.


N. do A.: Ontem, uma péssima notícia não foi bem digerida por muitos brasileiros, inclusive o autor deste blog: um aumento prometido para este ano de 7,2% em média na conta de luz; a "herança maldita" de Dilma incluiu uma indenização devida às hidrelétricas por causa do reajuste artificial para baixo das tarifas, em uma jogada demagógica da presidente em 2012 para manter a sua então alta popularidade. Por conta disso, já houve um tarifaço em 2015, compensando com sobras a redução de três anos atrás, e ainda há R$ 69 bilhões para serem pagos até 2024 - como o governo não tem esse dinheiro, o prejuízo será pago PELOS CONSUMIDORES! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário