segunda-feira, 6 de abril de 2020

Da série "Notícias para encher página de portal da Web", parte 1

Para não encher os sites de notícias da Internet somente com as mortes pela COVID-19, procuram diversificar com outras reportagens, mas boa parte delas são verdadeiras bizarrices, parte da yellow press mesmo. 

Qual é a utilidade de falar sobre um ato de zoofilia entre uma mulher e um golfinho? Ainda mais porque essa "notícia" nem é nova: é da década de 1960, quando houve um experimento pseudocientífico para ensinar os simpáticos cetáceos a falarem inglês; a tentativa foi um fracasso e degenerou na estranha relação. Em 2014, o portal Terra já escreveu sobre isso (leia AQUI). Agora mais sites reviveram esta história. 

E ainda abusam da exploração de desgraças, como os cadáveres insepultos no Equador, para satisfazer os ávidos por carniça à maneira do pior "jornalismo marrom"; e eles também não cansam de falar das intrigas no BBB ou de futilidades envolvendo famosos fazendo algo (ou deixando de fazer) na quarentena (imprensa rosa). Este blog já definiu esse tipo de abordagem como um "sorvete napolitano" de más condutas jornalísticas. 

A grande mídia da Internet está cheia dessas porcarias desinformantes mas infelizmente com apelo para atrair quem gosta de gastar tempo. Em tempos normais, isso já é irritante, e agora com a atual pandemia, chega a lembrar novamente uma frase do saudoso Millor: 

O homem é um macaco que não deu certo!

Pelo menos os macacos, salvo alguma evidência científica, não morrem de COVID-19...


N. do A.: Falta maior destaque para as ações positivas contra o coronavírus. Uma delas, e boa parte da imprensa critica, é a decisão do governo de isentar impostos para a vitamina D, um nutriente fundamental para as pessoas trancadas dentro de suas casas, que acabam privadas do sol (sim, o governo é capaz de tomar boas medidas, apesar do burburinho provocado por alguns aliados "cientofóbicos" do presidente e pela mídia a respeito de uma suposta demissão do ministro da Saúde...). Outras ações positivas são doações dos famosos, atuações das empresas para fabricar mais álcool gel, máscaras e produtos de higiene, e pesquisas de vários países para descobrirem curas e tratamentos para esta praga, desde a questionada cloroquina até métodos avaliados em laboratórios americanos, franceses, israelenses e brasileiros. Este blog vai tratar disso melhor em breve. 

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