1. A porcentagem de brasileiros infectados pelo COVID-19 que se recuperaram é uma das maiores do mundo: 44%. Boa parte deste índice se deve aos esforços dos profissionais de saúde, apesar das limitações crônicas na infraestrutura do país. É necessário destacar este dado, pois a mídia está dando muita atenção ao número de casos totais (86.380) e às mortes (5.901).
2. No refeitório do Hospital Estadual Alberto Rassi, em Goiânia, criaram uma barreira feita de PVC transparente que protege os usuários. Por enquanto, a barreira é viável para mesas com duas pessoas.
Hospital de Goiânia desenvolve barreira transparente em seu refeitório como um paliativo contra a COVID-19 (HGG) |
3. Nair Torres Santos recebeu alta do hospital Norte d'Or, no Rio, após contrair o coronavírus. Ela é uma das pessoas mais velhas a se recuperar da doença, com 101 anos de idade. Outro caso famoso é o de Angelina Friedman, americana também de 101 anos, que foi vitimada pela gripe espanhola quando era bebê e, na juventude, foi curada de um câncer.
O caso de Angelina Friedman surpreendeu o mundo todo (Reprodução/Fox News) |
4. O antiviral Remdesvir está apresentando resultados satisfatórios ao ser aplicado em pacientes com a COVID-19, diminuindo o tempo de recuperação de 15 para 11 dias; o medicamento deve ser liberado pelo FDA e, posteriormente, deverá ser adotado nos Estados Unidos e em outros países, junto com outros medicamentos como a polêmica hidroxicloroquina.
5. Em Oxford, na Inglaterra, foram feitos testes com uma possível vacina, chamada de ChAdOx1, com macacos rhesus, e agora ela será aplicada em humanos. A substância realmente teria imunizado os animais, mas apenas os testes com pessoas poderão afirmar se ela virá a se tornar uma vacina. Os trabalhos estão adiantados e é possível que sejam concluídos até setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário