quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Garantia dos móveis de madeira

Muitas pessoas ficam intrigada sobre o porquê dos móveis de madeira terem garantia de apenas três meses, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (art. 24 e 26). 

O mau uso faz deteriorar facilmente os móveis de madeira (divulgação)

As empresas realmente estipulam esse prazo para objetos como sofás, camas, estantes, guarda-roupas e outros produtos feitos com madeira. Aliás, não é madeira maciça, mas é o chamado "compensado", ou seja, MDF (painel de fibra de média densidade, formado por madeira e resina sintética) e MDP (painel de partícula de média densidade, a partir de partículas de madeira prensadas). 

A diferença entre  MDF e MDP (divulgação, pelo site Limaonagua)

Esses materiais tornam os móveis mais leves e fáceis de transportar. Ao contrário do senso comum, eles podem tem resistência próxima à madeira maciça da espécie mais utilizada, o pinus, espécie de pinheiro usada em reflorestamento. Precisam de tratamento prévio para minimizar os ataques de cupins, algo comuníssimo no país. 

Outro problema é a umidade, que acomete os MDF e os MDP com certa facilidade. Boa parte do país tem clima úmido, e esses materiais são relativamente porosos à água. 

Móveis mais caros utilizam placas desses materiais com maior espessura, tornando-os mais resistentes e recebendo maior garantia. Neste caso, seis meses ou até um ano. A espessura máxima usada nos móveis mais acessíveis é 18 mm, sendo menor em locais específicos, onde não há necessidade de tanta resistência, como os fundos dos guarda-roupas. Esta é uma especificação fundamental para a compra de algum movel. 

Isso explica, grosso modo, a garantia limitada desses utensílios tão fundamentais para as nossas casas. 


N. do A.: Este é um tópico totalmente diferente, para não abordar os mesmos assuntos dos últimos meses, ou seja, a pandemia de COVID-19. O número de mortes diárias está baixando para menos de 500. Ainda é muito, mas é bem menos do que antes. Enquanto o flagelo do coronavírus continuar e houver dúvidas sobre a eficácia das substâncias postulantes à vacina, é necessário manter os cuidados necessários, principalmente quanto for sair para o trabalho ou outras atividades fora de casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário