A indústria brasileira não pode parar, e agora ela dá uma pequena mostra de sua capacidade, com um ônibus elétrico articulado, fabricado pela BYD.
O veículo com carroceria Attive Express (Marcopolo) tem baterias de fosfato ferro lítio (LiFePO4), uma evolução da velha bateria de lítio cujas características são maior resistência às altas temperaturas e maior número de ciclos de descarga, que podem chegar a 10.000, contra apenas 500 a 1,000 ciclos nas baterias comuns usadas nos celulares.
Com três horas de carga, o articulado pode rodar 250 km, e tem a capacidade de comportar 168 passageiros. Ainda possui espaço para cadeirantes e entradas USB para carregamento de gadgets para alguns assentos. Apresenta baixo nível de ruído, como todo veículo elétrico, e seu funcionamento tem níveis insignificantes de emissões de gases poluentes.
Até o fim deste mês, um dos modelos ficará exposto no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e depois irá integrar a frota daquela cidade, a principal do Vale do Paraíba.
O ônibus articulado da BYD poderá ditar as tendências do transporte público no Brasil (Divulgação/BYD) |
N. do A.: Enquanto isso a COVID-19 está matando mais de 2 mil pessoas por dia. O Brasil se tornou um paraíso para o coronavírus, enquanto as autoridades continuam a fracassar em suas políticas para contê-lo.
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