segunda-feira, 30 de maio de 2022

Chuva de meteoros

Para o desgosto de quem quer ver a humanidade deixar de sofrer de uma vez por todas com enchentes devastadoras, guerras, coronavírus e aumentos galopantes de preços, nesta madrugada não cairá um meteorito gigante, mas uma série de pequenos fragmentos. 

Desde 1833, não houve uma tempestade de meteoros tão intensa como a que logo estará para cair. O espetáculo, porém, vai ser mais intenso na madrugada, principalmente na região Norte, onde espera-se uma queda de até 57 mil meteoros por hora. Por aqui em São Paulo, cairão por volta de 25 mil por hora, e só uma pequena fração disso será visível nas grandes cidades. Astrônomos da NASA batizaram o fenômeno de Tau Herculidas. A origem destes fragmentos está no cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3). 

Com sorte, é possível verificar alguns riscos no céu durante a madrugada (NASA)


N. do A. 1: Em Pernambuco, o pessoal não quer saber dessa ou de qualquer outra chuva, como a do fim de semana. Até agora, 91 pessoas morreram. O presidente Jair Bolsonaro foi até Recife para verificar os estragos. 

N. do A. 2: Esta é a segunda postagem com a tag "Espaço" neste mês, e a terceira no ano. Artigos sobre objetos espaciais e fenômenos astronômicos andam mais frequentes por aqui, tudo para evitar repetir temas mais frequentes, motivados muitas vezes pelas (desastrosas) atividades dos terráqueos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário