terça-feira, 17 de maio de 2022

Fogão que dispensa gás

A criatividade de muitos brasileiros vem mesmo a calhar diante de combustíveis caros. 

Acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criaram um fogão movido a energia solar que dispensa o uso de gás. Não é a já tradicional energia fotovoltaica, usando painéis de silício, mas a velha sucata de metal, transformada em espelhos côncavos, no formato de antenas parabólicas, para concentrar a radiação solar em uma área limitada e aquecê-la, podendo cozinhar e assar. Para a estrutura, também foram usados pedaços de MDF (o "compensado" de madeira). Os pesquisadores testaram em lasanhas, pizzas, empanados e bolos. 

Segundo os criadores, o aparelho tem custo de produção comparável ao preço de um botijão de gás, em torno de R$ 150. 

Este projeto foi desenvolvido por alguns anos pela equipe do engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli, de acordo com o Portal Solar. 

Os criadores do "fogão solar" disseram ter assado nove bolos de uma vez, mas ainda tem dificuldades para viabilizar a produção em maior escala (BBC)


N. do A.: Nem só notícias boas para as energias renováveis: também no Nordeste, está havendo conflitos entre populações e concessionárias de energia eólica, devido à falta de compensação financeira e o barulho gerado pelos moinhos. A região concentra a maior parte desses geradores, devido à constância no regime dos ventos, mas ressente-se de maior regularização e fiscalização, para evitar novos transtornos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário