sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Bolsonaro faz pronunciamento antes de ir para os Estados Unidos

O presidente Jair Bolsonaro fez um último pronunciamento antes de sair do Brasil com a esposa, Michelle, e oito assessores. Ele voltará depois do réveillon, já como ex-presidente (caso volte, pois muitos duvidam disso). Há diversas narrativas a respeito desse ato, desde uma suposta fuga do país até preocupação com a segurança e a integridade física. 

No pronunciamento em tom de despedida, ele frustrou os mais radicais ao não acenar com uma reação militar contra Lula, e condenou os atos terroristas atribuídos a grupos extremistas. Ele voltou a falar nas "quatro linhas da Constituição" e lamenta os atos do STF e do TSE para restringir as opiniões dos apoiadores, inclusive por meio de multas e desmonetização de contas nas redes sociais. No final, ele diz temer pelo futuro do país. 

Bolsonaro faz seu pronunciamento (do canal Brasil News, apoiador do presidente)


Pode-se argumentar que Bolsonaro, em seus últimos atos como dirigente da Nação, não seguiu a máxima de ser elegante na derrota, enquanto Lula passa bem longe de ser humilde na vitória. Bolsonaro, dessa forma, encerra seu governo, e o Brasil continua inteiro. 


N. do A.: Salvo alguma emergência, esta será a última postagem deste ano. Que venha 2023!


Nenhum comentário:

Postar um comentário