quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

As estranhas histórias sobre animais caminhando (ou voando) em círculos

Há estranhos relatos, desde o ano passado, de animais locomovendo-se em círculos, sem rumo. 

Desde ovelhas até formigas, passando por cavalos e perus, há registros de comportamentos semelhantes. O caso mais famoso recente foi de ovelhas de uma única fazenda na China, andando em torno de um ponto fixo por quase duas semanas. Especula-se em uma doença chamada listeriose, causada por bactérias e caracterizada por danos no cérebro e dificuldade de orientação, mas esse comportamento também poderia ser explicado por um mecanismo de defesa contra predadores. Mas no centro da formação não havia nenhum animal mais frágil para ser protegido, e não havia sinal de lobos ou outros carnívoros. 

Outras espécies foram mostradas em um vídeo do site "Verdade Mundial", especializado em ufologia e fenômenos sobrenaturais (ver AQUI). 

Não faltam especulações sobre as ligações com um suposto apocalipse ou algo assim, ou com a ação dos campos magnéticos na Terra. Há teorias sobre "inversão dos polos", aproximação de um planeta chamado Hercólubus (cuja perturbação gravitacional poderia destruir a vida na Terra), ou outra grande ameaça cósmica. Estas hipóteses não costumam ser levadas a sério por astrônomos ou biólogos, mas fenômenos estranhos sempre despertam curiosidade e mexem com crenças e convicções das pessoas que tentam explicar os mecanismos da vida e da natureza de acordo com o seu grau de entendimento. A interpretação do comportamento animal pode dizer muita coisa sobre as espécies, e também sobre quem as observa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário