segunda-feira, 8 de abril de 2024

O eclipse e o cometa

Será coincidência um eclipse total do Sol em algumas regiões da Terra, e a passagem de um cometa ao mesmo tempo? Para muita gente, é uma combinação aterrorizante, ainda mais no contexto de guerras e choque entre extremismos políticos. Para outros, são atrações celestes. 

Hoje à tarde, houve o eclipse em algumas áreas da América do Norte, englobando o centro do México, o centro e o leste dos Estados Unidos e o sul do Canadá. 

Mapa mostra onde o eclipse foi visto hoje (Divulgação, segundo dados da Nasa)

Exibição no Youtube do eclipse (Canal do Diário de Pernambuco)

Místicos antigos diziam coisas não muito favoráveis aos eclipses, atribuindo-lhes poderes sobrenaturais para influir em guerras, desastres naturais e outras desgraças. Isso piora quando chega um cometa perto da Terra ao mesmo tempo, ainda mais alguém com o sugestivo apelido de "cometa do diabo". 

O cometa 12P/Pons-Brooks, seu nome oficial, apresenta desgastes irregulares em sua superfície, fazendo-o ter "chifres", enquanto a sua cauda possui um formato curvo. Ao contrário do eclipse, o astro errante pode ser visto em algumas partes do Brasil. 

Perfil do cometa 12P/Pons-Brooks, ou "cometa do diabo" (Dan Bartiett)


A presença de dois fenômenos astronômicos ao mesmo tempo gerou especulações sobre a chamada "grande tribulação" descrita no livro da Revelação, na Bíblia, onde a humanidade irá sofrer a ação do "anticristo" antes da batalha final entre as forças de Deus e as forças malignas. É uma ideia nem um pouco agradável, em um mundo assolado por tragédias e guerras em curso. 


N. do A. 1: Elon Musk está se tornando uma espécie de paladino da liberdade de expressão segundo os prejudicados pelas decisões do STF quanto às redes sociais. Perfis são cassados e conteúdos são impedidos de serem divulgados, e isso quando não há uma lei vigente contra as notícias falsas. Musk está ameaçando divulgar os perfis e pede abertamente a renúncia ou a cassação de Alexandre de Moraes, o maior responsável pelo inquérito das "fake news". 

N. do A. 2: Outra notícia, menos a ver com o clima de apocalipse e conflito, mas também bastante a ver com o fim da existência, é a morte do cartunista Ziraldo, o autor de vários livros infantis e o "pai" do Menino Maluquinho, da Supermãe, da Turma do Pererê e muitos outros personagens impagáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário