sexta-feira, 28 de junho de 2024

Da série 'Grandes marcas (sumidas) do Brasil', parte 2

Existe uma fábrica centenária ainda líder no setor de fogos de artifício, mas que já teve seus dias mais conhecidos, a Fogos Caramuru. 

Pode ser estranho pensar em algo com mais de cem anos ainda atuante, ainda mais neste país, mas esta empresa, antigo orgulho da cidade paulista de Jacareí, foi criada em 1915 pelo imigrante italiano Antônio Chieffi. Fabricando seus produtos desde então, a Caramuru era, nos primeiros anos, apenas uma marca, exibindo a cabeça de um índio com feição sisuda. 

Caramuru remete ao apelido do português Diogo Álvares Correia, cuja história é bem conhecida mas está repleta de lendas: ele teria atirado para o alto para se defender dos tupinambás na costa da Bahia. Os indígenas se assustaram e lhe deram o apelido, significando o "homem do pau que cospe fogo". Caramuru também era o nome dado a um peixe então comum na região costeira, a moréia. Ele conquistou o respeito dos nativos e se casou com Paraguaçu. 

A marca não remete nem ao fidalgo português e nem aos índios tupinambás, mas a um representante da tribo Cheyenne, nos Estados Unidos. Naquela época não havia nada de politicamente correto, muito pelo contrário. Era comum mostrar o índio como um selvagem, disposto a matar os homens brancos e fazer atrocidades como escalpelá-los, comê-los, encolher as cabeças deles, etc. Mas também era um sinônimo de valentia e força, para enfrentar ambientes hostis e desafiadores. 

Assim, os Chieffi enfrentaram o ambiente da economia brasileira, sempre hostil e desafiadora, até conquistar os clientes que procuravam sinalizadores e materiais explosivos para os mais diversos fins. Ganhou o mercado brasileiro e também o internacional, chegando a exportar para os Estados Unidos, onde fogos da Caramuru foram usados na inauguração da Disneylândia, em 1953. Países latino-americanos e europeus tornaram-se público consumidor da gigante brasileira em ascensão. 

O slogan "Se não tem a cabeça do índio, não é Caramuru" logo foi adotado, mas o outro, "Os únicos (fogos) que não dão chabu", se tornou mais conhecido nos últimos tempos. 

Antigo anúncio dos Fogos Caramuru, nos anos 1960


O logotipo atual da empresa

Durante as décadas de 1960 e 1970, no regime militar, a Caramuru diversificou seus produtos, passando a fabricar armas militares. Para isso, o filho do fundador, Biagino Chietti, fundou a FAM - Fábrica de Armas Modernas, mas também com a marca Caramuru. O designer Miguel Rasca trabalhou nos projetos dos revólveres, pistolas e rifles usados nas forças de segurança. Mas, em 1978, o negócio "deu chabu", e a fábrica dos Chietti voltou a se concentrar nos artefatos pirotécnicos. 

Foram instaladas fábricas na cidade vizinha de Jacareí, Santa Branca, e em Santo Antônio do Monte, em Minas Garais, com escritórios em São Paulo, sendo a mais antiga no Pari, na rua Tiers. 

Já nas décadas seguintes, a crise econômica atrapalhou os negócios, apesar do faturamento ainda ser muito alto, em parte devido às exportações. Com o final do século, houve também a concorrência dos produtos chineses, lembrando que a China tem séculos de tradição nesses produtos e foi lá onde foi inventada a pólvora, matéria-prima dos fogos. Assim, a Caramuru, embora ainda líder de mercado, se retraiu. Sua antiga fábrica em Jacareí fechou, e a produção se concentra em Santo Antônio do Monte. Os Fogos Caramuru, que nunca precisaram fazer propaganda ostensiva nos meios de comunicação, aparentemente estão sumidos da mídia, mas eles continuam tocando os negócios e enfrentando os desafios, como um bravo guerreiro. 

Os negócios ainda não deram chabu para esta centenária fabricante, ao contrário do cenário econômico brasileiro, ameaçado pela política governamental e pelo desastre no Rio Grande do Sul. 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Primeiro debate presidencial nos Estados Unidos

Um dos assuntos principais do ano é a campanha presidencial norte-americana, e não há como fugir disso. Joe Biden tenta a reeleição, mas enfrenta não só Donald Trump como a rejeição entre a maior parte dos americanos. 

Hoje ocorreu o debate promovido pela CNN em Atlanta. Nele, Trump acusou o atual presidente de omissão e fraqueza, principalmente na política internacional, culpando-o pela invasão da Ucrânia e pela guerra entre Israel e Hamas. Por outro lado, Biden acusou o antecessor de favorecer a invasão do Capitólio. 

Mesmo a mídia mais anti-Trump precisou reconhecer a superioridade do ex-presidente no debate. Biden tropeçou em várias questões e confirmou sua fama de ter problemas de memória. Trump manteve o seu mesmo estilo, e "massacrou" o adversário. O Youtube tem vários canais abordando o debate: 

(Canal 11Alive)


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Se essa moda (retrô e de mal gosto) pega...

 Outra vez uma tentativa de golpe de Estado na América Latina!

No século passado, era hábito resolver as questões políticas com rupturas institucionais de quaisquer tipos, desde em Cuba até no Brasil, passando por Chile e Bolívia, um dos países onde os golpes foram mais frequentes. 

Desta vez a trama é um pouco diferente: o general Juan José Zuñiga, até há pouco comandante do Exército boliviano, chegou a comandar um cerco contra o governo e o Congresso. Depois de horas de impasse entre forças do governo e os insurgentes, o desfecho seguiu quase incruento. A quartelada fracassou e o general foi preso por ordem da polícia. Ele teve tempo de dizer que o presidente Luís Arce estaria a promover um "autogolpe", uma farsa para manter-se no cargo com poderes extraordinários. Ele ainda foi acusado de querer prender o ex-presidente Evo Morales, aliado de Arce, e disse que estava fazendo isso porque o atual governo estava atuando para "empobrecer" o país.

Juan Jorge Zuñiga, ex-comandante do Exército boliviano, preso por ordem do governo por comandar uma tentativa de golpe

Sendo ou não uma tentativa real de golpe, serve para os governos e autoridades latino-americanos tratarem de valorizar a democracia e respeitarem a ordem institucional de seus países. Quarteladas não podem voltar a ser vistas como normais nesta parte do mundo, como infelizmente acontece, de forma quase generalizada, no continente africano. 

O Itamaraty não tardou a condenar a tentativa fracassada de golpe, para tentar demonstrar alguma liderança na região por parte do presidente Lula, que também vem causando nervosismo no mercado e danos na economia ao insistir na guerra interna contra o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto e a autonomia da política monetária. O dólar foi a R$ 5,51, e a Bovespa só não caiu devido à valorização nas ações da Vale. Antes, a Bolsa havia recuperado parte das perdas dos últimos dias graças às ações do Magazine Luiza, varejista em grave crise, mas em processo de acordo para vender produtos junto com a AliExpress. 

terça-feira, 25 de junho de 2024

Porte de maconha será judicializado

Considerado uma característica de sociedades liberais na Europa, o porte de drogas consideradas "leves" como a maconha, para uso pessoal, não foi considerado crime pela maioria do STF. 

Votaram a favor o relator da proposta, Gilmar Mendes, mais Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber (ela votou antes de sua aposentadoria) e, mais recentemente, Dias Toffoli. André Mendonça, Cristiano Zanin (indicado recentemente por Lula) e Kassio Marques votaram contra. Ainda faltam os votos de Carmen Lúcia e Luiz Fux. O mais novo membro do STF, Flávio Dino, está impedido de votar pois a sua antecessora já o fez. 

Rodrigo Pacheco (MDB-MG), presidente do Senado, criticou a medida por gerar a judicialização do tema, pois o Congresso ainda não terminou de regulamentar o porte de drogas, tendo, para isso, 18 meses de prazo. Caso a Câmara e o Senado cumpram o seu dever (e sua prerrogativa), em tese, a decisão do Supremo não valerá. Até isso acontecer, muita discussão irá acontecer. 

Boa parte da sociedade é contra o porte de maconha e outras drogas, por entender que isso estimularia o tráfico de drogas, um problema crônico gerador de violência e fomentador da criminalidade no Brasil. A parte restante é simpatizante ou usuária de drogas, segundo eles para fins recreativos ou culturais, e não para revenda. Esta pauta é defendida por setores liberais e aqueles ditos "progressistas", mas abertamente combatida pelos evangélicos e defensores do conservadorismo. 

O STF entrará em choque com o Congresso novamente (Carlos Moura/STF)


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Entusiasmado com a Copa América deste ano?

 A Seleção da CBF, sem Neymar, vai disputar a Copa América 2024, única competição internacional fora das Eliminatórias, neste ano. Qual é o seu nível de entusiasmo com a competição?


a) Estou louco para assistir ! Sou brasileiro, com muito orgulhooooooo...

b) Não estou nem aí para essa porcaria. 

c) Estou mais preocupado é com o dólar aumentando e a bolsa caindo por causa desse Nove Dedos. Sua lingua funciona como a mão do rei Midas, mas tudo ao contrário! Fora, Molusco! Faz o L, otário!

d) Estou mais preocupado é com a extrema-direita fascista que vai ganhar força com o Trump se ele ganhara elieção nos States, companheiro! E parem de falar mal do melhor presidente deste país!

e) Outra enquete mal disfarçada para encher linguiça, é? (não responda pergunta com outra pergunta, como já alertava o Seu Barriga)

f) Tô querendo sabê é das festa de São João, sô! Num quero ficá perdendo tempo cum essa prosa... e vamo pro arraiá, cumpadi!

sábado, 22 de junho de 2024

Peixe de três olhos aparece

 Na Argentina, pescadores capturaram uma traíra, com uma característica peculiar: três olhos. 

Mais uma vez, a vida imitou Os Simpsons, mas desta vez a estranha aparição teria pouco ou nada a ver com uma mutação causada por acidente nuclear, como aconteceu num episódio da segunda temporada da série, onde apareceu o peixe laranja olhudo Blink. 

Como estamos em tempos muito estranhos, não faltou quem sugerisse ser mais um sinal do Apocalipse! 

Qualquer semelhança com o Blink é mera coincidência (ou não)

Mais recentemente, um bacalhau foi capturado na costa da Groenlândia com as mesmas características. 

Outro peixe parecido com o Blink (usuário Drahy / Reddit)


N. do A.: Isto poderia fazer parte da série Mondo Cane, ou Mondo Pesce. Menos catastrófico do que a língua afiada do presidente Lula, ao opinar sobre juros, Roberto Campos Neto, mercado e até o 7 a 1, que vai fazer 10 anos no próximo dia 8. Como resultado, o dólar ameaçou superar a marca dos R$ 5,50. 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Quem quer?

 Na Itália, está havendo um incentivo para povoar cidades com menos de 5 mil habitantes nas montanhas dos Apeninos, interior da Toscana, centro da Itália. 

Pessoas da União Europeia, cidadãos italianos ou qualquer um com visto de pelo menos 10 anos de permanência podem se candidatar e ganhar um subsídio de 30 mil euros para comprar uma casa em alguma cidade cadastrada. O local não fica muito longe de Florença, o centro cultural europeu onde há muitas obras de arte renascentistas. 

Bastaria se inscrever no programa "Rezidencialità in Montagna 2024" até o dia 27 de julho, e você irá contribuir para o repovoamento de regiões despovoadas da Itália, um dos países onde a população está em declínio, pois há mais mortes do que nascimentos no país. 

A região em si não tem muitos atrativos para quem gosta da agitação nas grandes cidades, mas não fica muito longe de Florença ou Pisa (Divulgação)


quarta-feira, 19 de junho de 2024

Vândalos atacam Stonehenge

Mais uma vez os vândalos ecoterroristas do Just Stop Oil cometem atrocidades. Desta vez, eles atacaram as pedras de Stonehenge com tinta laranja, para pressionar pelo fim do uso de combustíveis fósseis. Fizeram isso às vésperas da visitação de milhares de pessoas para comemorar o solstício de verão naquele local considerado místico. 

Isso é um ato em favor do meio ambiente? (Just Stop Oil/Divulgação)

A imprensa insiste em dizer que esses criminosos são ativistas ambientais, quando na verdade eles fazem isso por falta de noção de civilidade, tentando danificar patrimônios culturais como Stonehenge ou a Mona Lisa, alvo de arruaceiros ligados ao grupo em 2022, armados com sopa de tomate. O que isso tem a ver com ambientalismo?

Esse "argumento" não pode ser considerado válido para convencer as pessoas a abandonarem o consumo de petróleo, mesmo porque ele não é usado somente nos combustíveis como gasolina ou diesel, mas é matéria-prima dos plásticos, elementos vitais para a nossa tecnologia. Seria necessário continuar as pesquisas e o desenvolvimento de substitutos viáveis e menos poluentes para o líquido negro, algo ainda em curso. Vandalismo em nome de uma causa não resolverá nada e só se torna mais um problema para a sociedade. 

terça-feira, 18 de junho de 2024

Política do Youtube sobre anúncios deixa usuários mais insatisfeitos

Muita gente está frustrada com o Youtube, por causa dos anúncios, cuja frequencia está maior e mais ostensiva, interrompendo os vídeos mais longos muitas vezes em intervalos inferiores a 15 minutos. 

Enquanto isso, a gigante ainda está pensando em incorporar os tais anúncios nos vídeos, para driblar os serviços chamados de adblockers, usados por quem não aguenta mais ver a infestação de propagandas indesejadas. E ainda há os avisos como "Bloqueadores de anúncios violam os termos de serviço do Youtube" e "Bloqueadores de anúncios são proibidos no Youtube". 

A guerra do serviço de vídeos do Google contra os bloqueadores de anúncios se acirra (Divulgação)

Esta política leva algumas pessoas a não resistirem e assinarem a versão Premium, pagando mensalidades comparáveis, em valor, aos dos serviços de streaming, como a Netflix, a Amazon Prime e a Disney+, mas estes com anúncios. Nada vai impedir o Youtube de reformular seus serviços e torná-los mais caros para os assinantes Premium. Teme-se até a possibilidade (ainda remota) de tornar o Youtube um serviço de streaming como os outros, exigindo o login para acessar a maior parte do conteúdo (isso só acontece, atualmente, com conteúdo considereado adulto). Ou, na pior das hipóteses, ainda pagar por isso. 



N. do A.: Houve problemas na compilação da postagem anterior, devido às atividades de ordem profissional e pessoal. Estava a dar prosseguimento aos trabalhos de pós-doutorado na Poli, enquanto em casa havia dificuldades para usar o computador para fazer as postagens; o autor deste blog não se acostumou a usar o celular para isso. 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Breves do começo da semana

Como acontece de vez em quando, segue algumas observações breves sobre o que aconteceu nos últimos dias. 

1. A pressão sobre o projeto de lei para endurecer penas para quem fizer o aborto com mais de 22 semanas de gestação foi bastante grande, a ponto do tema ser retirado da pauta da Câmara. Chega-se a sugerir que gestantes menores de idade estão sujeitas à prisão, como argumento contrário, algo improcedente. 

2. O presidente da Argentina Javier Milei é notícia por qualquer coisa, e sua viagem à Ucrânia para visitar o dirigente Volodymyr Zelensky para mostrar apoio e receber uma condecoração com a Ordem da Liberdade foi muito comentado. Enquanto isso...

3. ... Lula se esforça para haver um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia, mas ele é acusado de estar do lado russo pelo governo ucraniano, por não cobrar concessões. E o dirigente do gigante eurasiano anunciou uma visita para a Coréia do Norte, do ditador Kim Jong-un. 

4. Continuam os combates entre os israelenses e as forças do grupo terrorista Hamas, que ceifaram milhares de vidas inocentes, e agora o governo israelense anuncia pausa para favorcer a ajuda humanitária, apesar da oposição do próprio primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, cujo governo de coalizão está esfacelado pela divisão entre os moderados e os grupos religiosos ultraconservadores. 

5. Na Eurocopa, acompanha-se a trajetória dos maiores times, inclusive pela mídia brasileira, por ser importante acompanhar o desempenho das maiores ameaças à campanha do Brasil na Copa do Mundo (embora a Seleção esteja com uma campanha ridícula nas Eliminatórias); o maior destaque foi o acidente num lance entre Mbappé e o zagueiro austríaco Danso; o astro francês corre o risco de perder o resto da competição. 

sexta-feira, 14 de junho de 2024

RAM virtual é conto da carochinha?

O comércio, atualmente, fala em RAM virtual para os celulares, mas especialistas comprovam sua inutilidade na maior parte dos casos. Será este mais uma história para enganar incautos?

Celulares e outros dispositivos eletrônicos possuem dois tipos principais de memória, a RAM, ou memória "propriamente dita",  e as memórias de armazenamento. A RAM é a memória de acesso aleatório, para ajudar o sistema e os aplicativos a processarem os dados. Já as memórias de armazenamento, em celulares, são do tipo flash, para guardar os dados, lê-los e apagá-los quando necessário. Estas últimas são o "espaço" da máquina. 

A RAM virtual é parte da memória de armazenamento usada como se fosse uma RAM, ajudando no processamento. Porém, as memórias flash dos celulares não são tão rápidas quanto as DDR (taxa dupla de transferência, em tradução livre) usadas nas RAM, principalmente as do tipo eMMC (cartão multimídia embutido) usadas em aparelhos de menor custo. Mesmo as UFS (unidade de armazenamento em flash, embora as MMC também sejam de uma arquitetura mais antiga) não acompanham as velocidade das DDR. 

Com isso, a RAM virtual ajuda pouco ou quase nada no desempenho do celular. 

Ainda assim, nos anúncios das lojas e mesmo nas embalagens dos smartphones e tablets é comum o anúncio de RAM virtual como se ela fosse a real. Isso é comum para tentar alavancar as vendas de celulares com desempenho inferior, com 4 Gb ou menos. Quem usar o dispositivo não irá perceber muita diferença, a não ser com o tempo, quando o armazenamento começa a ficar cheio e o espaço para a RAM virtual se torna vital. 


N. do A.: Outro conto da carochinha é falar em empoderamento de mulheres para permitir o aborto de fetos com mais de 22 semanas, quando ele está razoavelmente formado e poderia até completar sua formação dentro de incubadoras. As mudanças na legislação sobre o tema, considerado tabu, foram aprovadas na Câmara, e ontem houve uma manifestação na Avenida Paulista contra elas. Prevê-se pena de homicídio para profissionais de saúde ou outras pessoas que executarem abortos de fetos acima da idade citada, mesmo quando representam complicações de saúde à mãe ou são produtos de estupro. As gestantes podem ser enquadradas em caso de consentimento. Abaixo disso, valem os artigos 124 a 128 do Código Penal, não sendo juridicamente preciso o termo "aborto legal", usado exaustivamente pela mídia. 

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Manuscrito revelaria mais sobre a infância de Jesus?

Sabe-se muito pouco sobre a vida de Jesus na infância, além da descrição sobre o debate tido com os doutores no templo (Lucas 2 41-50) e as circunstância de seu nascimento. 

Nesta semana, todavia, um pequeno fragmento de papiro vindo do Egito entre os seculos IV e V parece mostrar algo mais. É parte do evangelho apócrito de Tomé, que teria escrito também a sua versão sobre seu Mestre, mas não aceita no cânone oficial. Estre fragmento agora guardado em uma biblioteca de Hamburgo, na Alemanha, tinha apenas 5 por 10 cm. 

Neste trecho em grego, escrito como um exercicio escolar numa comunidade religiosa de Alexandria, havia um trecho do evangelho de Tomé sobre a transformação de pombos de barro em animais vivos, considerado um milagre na época. Isso talvez mostrasse a consideração deste escrito naquele tempo. Isso poderá levar a mais debates não só acerca dos feitos de Jesus quando menino, mas também sobre a própria Bíblia, onde existem apenas quatro evangelhos aceitos por São Jerônimo, na mesma época do documento em questão. 

Este pequeno fragmento com escrita grega foi notícia nesta semana (Divulgação)


quarta-feira, 12 de junho de 2024

Enquete: qual é o melhor casal de namorados?

a) O empresário que comeu o "brigadeirão envenenado" e a namorada que o fez. 

b) O dólar fortão e às vezes agressivo e a musa do Real que às vezes apanha do cafajeste. 

c) O Executivo e o Judiciário. 

d) O Executivo e o Legislativo  (sim, é um triângulo amoroso entre os Poderes)

e) A humanidade e o abismo (preparem-se para a grande revelação!). 

terça-feira, 11 de junho de 2024

O que há por trás da briga Elon Musk x Apple

Não é qualquer um capaz de enquadrar a Apple, gigante de Cupertino. Das rivais, somente a Samsung bate de frente, mas sempre se utilizando de provocações contra os produtos da rival responsável pelos iPhones e iPads. Nada no nível de Elon Musk, o magnata. 

O dono da Tesla e da X ameaçou a empresa da Maçã por usar a OpenAL como parceira no desenvolvimento da inteligência artificial da marca. Acusou-a de violar a privacidade dos usuários e ameaçar a segurança de dados em geral, sugerindo que os usuários de iPhone deixem seus aparelhos em gaiolas de Faraday, dispositivos capazes de bloquear sinais eletromagnéticos, antes de visitarem as sedes da Tesla. 

Briga entre dois monstros da tecnologia abala o mundo inteiro (Reuters/Marcela Malafaia - montagem)


Por trás dessa diatribe está a rivalidade entre a OpenAL e a xAI, dirigida por Musk. Aliás, a OpenAL foi fundada por ele e por Sam Altman em 2015, e saiu da empresa após alegações de quebras de compromissos. A OpenAL também é usada pela Microsoft de Bill Gates, e o Windows é acusado de ter ficado mais inseguro e instável com o uso da inteligência artificial. 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Da série "Mondo Cane", parte 86

Entre notícias sobre a alta do dólar e mais uma tentativa de resolver o drama dos reféns sequestrados pelo Hamas enquanto Gaza é destruída por Israel, ter mais um da série "Mondo Cane" por aqui é demais. 

Mas não se trata de mais uma bizarrice ou uma notícia horrorosa para induzir ao vômito, mesmo porque a inépcia do poder público para resolver a tragédia no Rio Grande do Sul é ainda mais emética. É sobre os cães caramelos, tema de um filme futuro do Netflix, produzido pela Midgal Filmes, chamado "Caramelo". 

O filme tem como protagonista um cachorro típico da "raça", o vira-lata caramelo, tratado aqui como patrimônio nacional, chamado Amendoim. Diego Fontes, o diretor, promete fazer um trabalho emocionante para o público (será que o Oscar vem?). Segundo informações de sites como o "Só Notícia Boa", o elenco todo, inclusive Amendoim, se apresentou num evento no Rio para a divulgação. 

O elenco de "Caramelo" (Divulgação/Rio 2 C)

N. do A.: Espera-se que o filme e outras produções futuras da Netflix agradem a ponto do público ficar um pouco mais calmo diante da política aparentemente aviltante dos serviços de streaming, com aumentos expressivos no preço das assinaturas sem oferecer nenhuma contrapartida, gerando fuga de assinantes. 

sexta-feira, 7 de junho de 2024

O Dia D da vacinação

Lembrando dos 80 anos do dia D, ocorrido ontem, o Ministério da Saúde anunciou nesta semana o Dia D da Vacinação, a ser realizado amanhã, dia 8, para vacinar as crianças contra a poliomielite (pólio), doença que ameaça voltar para o Brasil e no passado matou muitas crianças ou as deixou paraplégicas ou tetraplégicas. Espera-se também a administração de alguns tipos de imunizantes para quem está com a carteira de vacinação incompleta. 

Como já se sabe, a vacina anti pólio, neste ano, poderá ser a VIP (vírus inativado da poliomielite), do tipo Salk, subcutânea, injetando vírus mortos, para substituir gradualmente a antiga VOP (vacina oral contra a poliomielite), Sabin, a popular "gotinha", com vírus vivos inativados. Então espera-se muito choro por parte das crianças, principalmente as menores de 6 meses. A campanha deste ano prevê três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, e duas doses da VOP aos 15 meses e aos 4 anos. 

A vacina Sabin está sendo abandonada, a partir deste ano (Divulgação/Prefeitura de São Paulo)



N. do A.: Os 80 anos do dia D foram comemorados pelos Estados Unido e pela França, protagonistas da chamada "invasão da Normandia", quando os Aliados desembarcaram a 6 de junho de 1944, para combater os nazistas e o regime fantoche de Vichy instalado na França. Na comemoração, ocorrida no ponto onde foi o evento, Joe Biden lembrou da interminável guerra na Ucrânia e comparou o dirigente russo Vladimir Putin a Adolf Hitler, por suas incursões no país vizinho. O governo russo considerou as declarações despropositadas, mesmo porque acusa Kiev de ter muitos elementos neonazistas e neofascistas. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o rei Charles III, representando o Canadá e a Grã-Bretanha, também compareceram. 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Da série 'Grandes marcas (sumidas) do Brasil', parte 1

 Este blog vai iniciar uma nova série, mostrando grandes marcas do Brasil, muito famosas no passado e agora longe da mídia, mas ainda existentes. 

Na postagem anterior, houve alguma coisa da Tec Toy, uma empresa brasileira famosa, mas presente na mídia, ficando de fora dos critérios. A marca a ser exposta agora é uma das concorrentes mais tradicionais, a Brinquedos Estrela. 

Quadro divulgado pelo Facebook mostrando parte do ainda enorme portfólio da empresa (Divulgação/Facebook)

Quem se lembra do jingle divulgado durante o Dia das Crianças de 1987 deve ter se emocionado. Naquele tempo, a empresa era a líder no setor, quando não havia celular ou Internet, e os videogames estavam engatinhando no mercado. Fazer a gurizada se divertir era até mais fácil, e dependia bem menos da energia elétrica. 

A Estrela foi fundada em 1937 pelo imigrante alemão Siegfried Adler, a partir de uma humilde fábrica de bonecas e carrinhos de madeira, no bairro paulistano do Catumbi, na rua Joaquim Carlos, com saída para a rua Marcos Arruda. Pouco tempo depois, já lançava os primeiros clássicos, como o Pega Varetas e o Banco Imobiliário. Outro clássico, a boneca Susi, foi lançada em 1966 como um sucedâneo da Barbie, da Mattel, mas ela própria foi licenciada para a Estrela anos mais tarde. 

O Autorama surgiu no final dos anos 1960, e na década seguinte, a empresa aproveitou o "Milagre Econômico" durante a ditadura militar para se expandir. A fábrica se transferiu parcialmente para o Parque Novo Mundo, na divisa entre São Paulo e Guarulhos, junto à via Dutra. Foram lançados a boneca Amelinha (1972) e o boneco Falcon (1977), este último para os meninos, baseado nos GI Joe da Hasbro. Também da Hasbro, o Jogo da Vida se tornou um clássico. Nessa época, o Ferrorama também era lançado, em várias versões. O Stratus, primeiro carrinho com controle remoto, surgiu em 1979. 

Depois disso, a Estrela conheceu o auge, na famosa década de 1980, lançando brinquedos como o eletrônico Gênius, o robozinho Ar-Tur, o Boca Rica, o Jogo da Operação, a bonequinha Quem me Quer, e produtos licenciados da Hasbro e da Mattel, como os Transformers e a linha de bonecos do He-Man. Foi nessa época, como já foi citado, o lançamento do comercial com o famoso jingle  Em 1989, sua fábrica em Manaus foi inaugurada. 

A década de 1990 foi mais difícil para a empresa, por causa dos choques econômicos com o Plano Collor (1990) e o Plano Real (1994), e a invasão de produtos importados, muitos deles contrabandeados. A crise asiática de 1997 foi um golpe para todas as fabricantes de brinquedos. Ainda assim, a Estrela conseguiu resistir. Fundou a Playtronic, com a Gradiente, para a produção de brinquedos eletrônicos, licenciando produtos da Nintendo. Relançou alguns brinquedos em poder dos concorrentes falidos, como os minúsculos Fofoletes (a Estrela havia lançado os Miudinhos para concorrer com eles em 1980) e os bonequinhos Playmobil, ambos da Trol, que não resistiu à crise dos anos 1990. 

Continuaram os desafios durante este século e a fábrica paulistana da Estrela fechou as portas, demitindo seus funcionários, deixando o lugar abandonado. Uma fábrica em Itapira foi inaugurada em 2003, para compensar. Houve fôlego para construir outra fábrica, maior, em Três Pontas, Minas Gerais, no ano seguinte. A Estrela ainda teve que enfrentar processos judiciais em 2008 por não pagar os custos de licenciamento para a Hasbro, que havia acabado de trazer uma filial no Brasil  A Estrela ainda conseguiu manter algumas licenças em novo julgamento (2019), como os Comandos em Ação e o Banco Imobiliário, mas precisou pagar os direitos de outros, como o Detetive, o Jogo da Vida e o Genius. 

Uma de suas instalações com certa popularidade entre as crianças foi a Casa dos Sonhos, na Vila Mariana, instalada em 2001 e fechada em 2006. 

Agora, a Estrela tenta se manter em atividade, fabricando brinquedos tradicionais, aproveitando a perene nostalgia  Existem também alguns produtos recentes, mas visando as crianças que gostam de brinquedos ao estilo daqueles desfrutados pelos seus pais e avós. 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

O que são os tais "mini PCs"

Anúncio de um mini PC da marca Beelink no AliExpress (Divuglação/AliExpress)

Para quem precisa de um novo computador e acha os PCs e notebooks caros ou desconfortáveis de transportar, existem as opções de mini PCs vendidos nos sites de importação. 

Esses aparelhinhos são limitados devido ao espaço minúsculo, mas alguns surpreendem, brigando com aparelhos mais caros vendidos aqui: 8 ou 16 Gb de memória RAM, 256 ou 512 Gb de espaço no SSD para armazenar dados. Decepciona um pouco a variedade de processadores, os velhos Celeron ou os seus sucessores, os Intel N95 ou N100, cujo desempenho não pode ser comparado a de um i3 de sua geração, a 12ª (modelos da Intel fabricados em 2023). Mas chegam a ser superiores aos i3 e mesmo aos i5 de 9ª geração (fabricados em 2020) para baixo. 

Eles podem ser mais limitados, porém consomem bem pouca energia e ocupam pouco espaço. Seus chipsets, como são em geral de baixa potência (6 W, contra 15 W de um Intel ou AMD Ryzen identificados com a letra "u", usados em notebooks), não precisariam, em tese, de muita área de dissipação. 

Por aqui no Brasil, esses mini PCs são raros com as marcas instaladas aqui, mas a Tec Toy ainda comercializa um modelo minúsculo baseado no Chuwi Larkbox, colocando a marca "Pense Bem". É um aparelho bem limitado, mas não totalmente descartável, com Celeron J4125 e 4 Gb de memória RAM, sem ter nem mesmo um SSD e sim um eMMC (algo comparável aos cartões de memória microSD) de 128 Gb de capacidade. É vendido pelo mesmo preço dos mini PCs chineses, sendo bem menos competitivo. 

Todas essas pequenas "bugigangas" ficam acima de US$ 50, portanto a situação continua a mesma de antes: pagamento de ICMS e a taxa de 60%, para produtos enquadrados no Remessa Conforme. Mas pode ser compensador para produtos em torno dos R$ 800. 

terça-feira, 4 de junho de 2024

Taxa de importação empaca no Senado

Este blog estava para comentar outros assuntos (ver Notas do Autor abaixo) quando leu a notícia da retirada daquele famigerado "jabuti" colocado por Átila Lira (PP-AL), o relator da Câmara responsável pelo projeto de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), pelo seu correspondente no Senado, Rodrigo Cunha (Podemos-AL). 

Átila é aliado político do presidente da Câmara Arthur Lira (os dois não são parentes próximos), enquanto Cunha é opositor, e mais ligado a Fernando Collor e Jair Bolsonaro. 

Independente das alianças políticas, Rodrigo Cunha passou a ser bem considerado por aqueles que não querem a taxação de 20% sobre os produtos importados abaixo dos US$ 50, o que faria os produtos "baratinhos" vindos da China e outros países ficarem cerca de 44% mais caros, considerando também o ICMS cobrado sobre eles. 

O senador Rodrigo Cunha não respeitou o acordo entre governo e Câmara e retirou a taxação das "blusinhas" do projeto Mover (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Por causa da retirada do "jabuti" símbolo da fúria arrecadatória do poder público atual, eficiente neste ponto mas não em fazer os serviços necessários (como dar assistência às vítimas da tragédia gaúcha), o projeto Mover vai ser votado pelo Senado e irá voltar para a Câmara se for aprovado (e arquivado, se for reprovado). 


N. do A. 1: No domingo, o México elegeu a primeira presidente mulher do país, Cláudia Sheinbaun, ligada ao atual presidente, Miguel López Obrador. Ela venceu as eleições com 60% dos votos válidos. 

N. do A. 2: Nesta semana, o mandatário indiano Narendra Modi foi reeleito nas eleições gerais da Índia, mas sua legenda, o Partido do Povo Indiano, não conseguiu a maioria no Parlamento, e ele vai ter que fazer acordos políticos para governar a maior democracia do mundo. 

N. do A. 3: Sérgio Moro foi considerado réu pela Primeira Turma do STF, que aceitou a denúncia da PGR, assinada pela subprocurada Lindora Araújo, com base num vídeo de uma festa onde ele teria insinuado a prática de compra de sentenças por parte de Gilmar Mendes, seu desafeto e ministro do STF. Moro pode alegar "perseguição política", devido à insistência de seus adversários numa verdadeira tentativa de assassinar sua reputação. 

N. do A. 4: Como se pode notar nas notas de autor acima, as pautas eram também sobre política, algo muito recorrente neste blog

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Vini Jr. mais próximo de conquistar o mundo

Falar do Real Madrid sendo campeão da UEFA champions League pode parecer tedioso porque ele é o maior campeão dessa competição e não perdoa os adversários, ainda mais um time ainda não muito calejado neste torneio como o Borussia Dortmund, que abusou do direito de perder gols no primeiro tempo e pagou caro no segundo, levando dois gols. Um deles foi de Carvajal.. 

O outro, o gol do título, foi de Vini Jr., o brasileiro mais badalado do futebol mundial, superando o superastro Neymar, que já nem joga mais em terras europeias e é mais destaque ao causar polêmicas com outras celebridades como Luana Piovani, discutindo com ela sobre um projeto para facilitar a privatização das praias. 

Vini Jr. com a taça "orelhuda" (Glyn Kirk/AFP)


Vini Jr., tão visado pelos racistas pelas suas provocações aos adversários, foi o craque do jogo e, com o gol do título, está mais próximo de levar a Bola de Ouro, para consagrar o melhor jogador da temporada. Não é mais um prêmio tão prestigiado devido à última edição, premiando Messi em fim de carreira e jogando nos Estados Unidos, mas pelo menos serve para calar os críticos, principalmente os que ainda se valem do preconceito racial para se manifestarem, um atestado de atraso na escala civilizatória. 

E tudo indica esse caminho, pois ele foi eleito o melhor jogador desta edição da UEFA Champions League. Fez seis gols e quatro assistências, e foi destaque principalmente nos jogos decisivos, fazendo suas marcas contra os times adversários: o RB Leipzig nas oitavas, o City nas quartas e o Bayern nas semifinais.