Sabe-se muito pouco sobre a vida de Jesus na infância, além da descrição sobre o debate tido com os doutores no templo (Lucas 2 41-50) e as circunstância de seu nascimento.
Nesta semana, todavia, um pequeno fragmento de papiro vindo do Egito entre os seculos IV e V parece mostrar algo mais. É parte do evangelho apócrito de Tomé, que teria escrito também a sua versão sobre seu Mestre, mas não aceita no cânone oficial. Estre fragmento agora guardado em uma biblioteca de Hamburgo, na Alemanha, tinha apenas 5 por 10 cm.
Neste trecho em grego, escrito como um exercicio escolar numa comunidade religiosa de Alexandria, havia um trecho do evangelho de Tomé sobre a transformação de pombos de barro em animais vivos, considerado um milagre na época. Isso talvez mostrasse a consideração deste escrito naquele tempo. Isso poderá levar a mais debates não só acerca dos feitos de Jesus quando menino, mas também sobre a própria Bíblia, onde existem apenas quatro evangelhos aceitos por São Jerônimo, na mesma época do documento em questão.
Este pequeno fragmento com escrita grega foi notícia nesta semana (Divulgação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário