Lembrando dos 80 anos do dia D, ocorrido ontem, o Ministério da Saúde anunciou nesta semana o Dia D da Vacinação, a ser realizado amanhã, dia 8, para vacinar as crianças contra a poliomielite (pólio), doença que ameaça voltar para o Brasil e no passado matou muitas crianças ou as deixou paraplégicas ou tetraplégicas. Espera-se também a administração de alguns tipos de imunizantes para quem está com a carteira de vacinação incompleta.
Como já se sabe, a vacina anti pólio, neste ano, poderá ser a VIP (vírus inativado da poliomielite), do tipo Salk, subcutânea, injetando vírus mortos, para substituir gradualmente a antiga VOP (vacina oral contra a poliomielite), Sabin, a popular "gotinha", com vírus vivos inativados. Então espera-se muito choro por parte das crianças, principalmente as menores de 6 meses. A campanha deste ano prevê três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, e duas doses da VOP aos 15 meses e aos 4 anos.
A vacina Sabin está sendo abandonada, a partir deste ano (Divulgação/Prefeitura de São Paulo) |
N. do A.: Os 80 anos do dia D foram comemorados pelos Estados Unido e pela França, protagonistas da chamada "invasão da Normandia", quando os Aliados desembarcaram a 6 de junho de 1944, para combater os nazistas e o regime fantoche de Vichy instalado na França. Na comemoração, ocorrida no ponto onde foi o evento, Joe Biden lembrou da interminável guerra na Ucrânia e comparou o dirigente russo Vladimir Putin a Adolf Hitler, por suas incursões no país vizinho. O governo russo considerou as declarações despropositadas, mesmo porque acusa Kiev de ter muitos elementos neonazistas e neofascistas. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o rei Charles III, representando o Canadá e a Grã-Bretanha, também compareceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário