quarta-feira, 5 de junho de 2024

O que são os tais "mini PCs"

Anúncio de um mini PC da marca Beelink no AliExpress (Divuglação/AliExpress)

Para quem precisa de um novo computador e acha os PCs e notebooks caros ou desconfortáveis de transportar, existem as opções de mini PCs vendidos nos sites de importação. 

Esses aparelhinhos são limitados devido ao espaço minúsculo, mas alguns surpreendem, brigando com aparelhos mais caros vendidos aqui: 8 ou 16 Gb de memória RAM, 256 ou 512 Gb de espaço no SSD para armazenar dados. Decepciona um pouco a variedade de processadores, os velhos Celeron ou os seus sucessores, os Intel N95 ou N100, cujo desempenho não pode ser comparado a de um i3 de sua geração, a 12ª (modelos da Intel fabricados em 2023). Mas chegam a ser superiores aos i3 e mesmo aos i5 de 9ª geração (fabricados em 2020) para baixo. 

Eles podem ser mais limitados, porém consomem bem pouca energia e ocupam pouco espaço. Seus chipsets, como são em geral de baixa potência (6 W, contra 15 W de um Intel ou AMD Ryzen identificados com a letra "u", usados em notebooks), não precisariam, em tese, de muita área de dissipação. 

Por aqui no Brasil, esses mini PCs são raros com as marcas instaladas aqui, mas a Tec Toy ainda comercializa um modelo minúsculo baseado no Chuwi Larkbox, colocando a marca "Pense Bem". É um aparelho bem limitado, mas não totalmente descartável, com Celeron J4125 e 4 Gb de memória RAM, sem ter nem mesmo um SSD e sim um eMMC (algo comparável aos cartões de memória microSD) de 128 Gb de capacidade. É vendido pelo mesmo preço dos mini PCs chineses, sendo bem menos competitivo. 

Todas essas pequenas "bugigangas" ficam acima de US$ 50, portanto a situação continua a mesma de antes: pagamento de ICMS e a taxa de 60%, para produtos enquadrados no Remessa Conforme. Mas pode ser compensador para produtos em torno dos R$ 800. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário