segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Breves do fim do "mês de desgosto"

1. Um terremoto atingiu a costa portuguesa, sem causar vítimas devido à sua intensidade de apenas 5,4 graus Richter. Portugal não costuma ter grandes sismos, com exceção da grande tragédia de 1755, quando milhares de pessoas morreram. 

2. Continuam as investigações sobre o naufrágio do barco Bayesian, na costa da Sicília, se houve negligência da tripulação que teria deixado as escotilhas abertas inadvertidamente. O caso gerou até rumores sobre assassinato, pois as vítimas eram nada menos que o bilionário Mike Lynch, absolvido das acusações de fraude fiscal, e seus principais colaboradores. 

3. O Ibama e as autoridades estaduais estão também averiguando os inúmeros casos de queimadas que assolaram o Estado de São Paulo. Muitos deles foram criminosos, como o caso de um colaborador do PCC que ateou fogo a um pasto deliberadamente, ou por descuido. Agosto é um mês seco, propício a esses acidentes. 

4. A Bolsa está no recorde histórico de 136.888 pontos, graças ao aumento das ações da Petrobras, mas isso não é um motivo para comemorar: há o risco de uma guerra regional na Ásia Ocidental, devido à troca de bombardeios entre Israel e o grupo terrorista Hizbollah, na fronteira com o Líbano. Isso repercute nos preços do petróleo. 

5, O dono do Telegram foi preso em Paris, vindo de Moscou. Essa história envolve gente que possui dados de milhões de usuários, e muitos temem que esteja havendo disputa por essas informações para fins de espionagem, controle ou mesmo perseguição, ameaçando a privacidade, a liberdade ou até a vida de quem usa as redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário