quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Da série 'Grandes marcas (sumidas) do Brasil', parte 4

Aproveitando o clima esportivo ainda não totalmente dissipado com o fim das Olimpíadas, e o recomeço de grandes torneios como a Libertadores, o blog abordará mais uma marca brasileira respeitável, mas agora aparentemente longe dos holofotes, ligada ao esporte. 

Ela enfrenta a concorrência de várias outras marcas, vinculadas à Alpargatas, como a Topper e a Mizuno (empresa japonesa licenciada). 

Ao contrário da Alpargatas, empresa originalmente argentina fundada em 1885 e depois praticamente naturalizada brasileira, com o controle acionário da matriz pela filial Alpargatas S.A. (*), a empresa Penalty sempre foi destas terras, e não está muito divulgada na mídia, enquanto a gigante "de los hermanos" sempre esteve presente graças ao chinelo Havaianas. 

A Penalty é, na verdade, a principal marca do grupo Cambuci, fundada em 1970, durante o "milagre econômico" e aproveitando a euforia da Copa do Mundo no México, ganha pela Seleção Brasileira. A Cambuci, na época, era controlada pelos irmãos Eduardo, Ricardo e Roberto Estéfano, netos do fundador da empresa, Assibe. Começou como uma fabricante de bolas e chuteiras para a prática do futebol, aproveitando a grande demanda. Muitos meninos, e com o tempo também meninas, queriam praticar o esporte, na década de 1970. Ele também se tornou um patrocinador do clube São Paulo F. C., o popular Tricolor paulista.

Não demorou para a expansão dos negócios. Na década seguinte, adquiriu os direitos de comercialização dos calçados da ASICS e das raquetes da Wilson, e esteve em outros países. Sua fábrica já não era mais no Cambuci, mas em São Roque, devido à grande demanda. Os comerciais da marca Penalty eram vinculados na grande mídia, principalmente anunciando bolas para vários esportes, como este reclame de 1993 (Geração VHS): 


Esta trajetória não ficou livre de percalços, devido à abertura das importações e à concorrência de marcas estrangeiras, além das crises econômicas habituais na História brasileira. 

No século atual, a Penalty continua a produção de material esportivo, mas a frequência dos comerciais diminuiu bastante, dando a impressão - falsa - de diminuição nas atividades. Ela continua a financiar vários atletas, principalmente no futsal, além de já ter patrocinado o conhecido jogador Alex, ídolo do Palmeiras. Está presente como um dos patrocinadores da CBF, da Confederação Brasileira de Handebol e da Liga Futsal. 


(*) Por incrível que possa parecer entre os brasileiros, a Alpargatas, fabricante das Havaianas e do tênis Bamba, foi fundada na Argentina. Esta história será abordada em breve.


N. do A.: O termo "pênalti" poderá vir a ser aplicado para o caso de Alexandre de Moraes, quando ele for submetido a um processo real de impeachment por desvio de função, ou seja, forjar documentos para incriminar pessoas acusadas de fake news, e isso obviamente é irregular, merecendo investigação do Ministério Público e do Senado, com a anuência da PGR, por onde o partido Novo entrou com denúncia. 

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