quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Pablo Marçal bagunça (mais) a eleiçäo

Tentar entender o verdadeiro circo que sempre foi a política e o sistema eleitoral no Brasil não é para qualquer cidadão. Agora temos um novo capítulo, na campanha paulistana. 

Pablo Marçal, o influenciador digital milionário que ganhou reputação e dinheiro com seus vídeos motivacionais, ameaça perder muito disso com a sua aventura política. Ele tem todo o direito de se candidatar, mas o eleitor paulistano tem direito de rejeitar qualquer candidato incapaz de convencê-lo a votar nele. 

Seu modo de fazer política se baseia em rumores e acusações, como se fazia na década de 1980, quando qualquer baixaria era feita para ganhar voto. Embora haja um caminho longo para aprender a escolher candidatos - e o sistema eleitoral vigente não ajuda em nada nisso - os eleitores não são mais um valhacouto de analfabetos políticos, estão menos ingênuos e impressionáveis. 

Além disso, ele mostra muito sobre a realidade da Venezuela, destruída pela tirania e em convulsão desde as eleições, cujo processo é repleto de irregularidades e contestado em toda a parte. Mas ele vai concorrer a um cargo no Brasil, onde não é tão simples degenerar na mesma situação do país vizinho. 

Ele não se dá ao trabalho de explicar por que está se candidatando, mas como Chacrinha, ele parece não vir para explicar, e sim para confundir. Parte da explicação, mas não toda ela, é para ganhar apoio dos simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, embora ele apoie Ricardo Nunes, o atual prefeito e, por ora, o único em condições de impedir Guilherme Boulos de se instalar no Edifício Matarazzo. 

Os paulistanos terão a chance de conhecê-lo melhor e analisar suas propostas nos debates. As redes sociais já são amplamente empregadas e poderão ajudar (ou não) na campanha de Marçal, tornando-o mais compreensível como um postulante a administrar nossa complexa metrópole. 

Pablo Marçal é o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB (Tiago Queiroz/Estadão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário