Pesquisas em tempos de eleição têm a credibilidade de um conto de fadas, mas é um indicativo ainda muito usado para medir a popularidade de um candidato. E, de acordo com o Datafolha, Pablo Marçal (PRTB) está rapidamente conquistando parte do eleitorado.
O milionário dos vídeos sobre empreendedorismo está com 21% das intenções de voto, contra 19% do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e 23% de Guilherme Boulos (PSOL). Os três estão empatados tecnicamente, e Tábata Amaral (PSB), vista como uma boa moça com ideias "arejadas", mas ainda muito presa a um eleitorado de nível universitário das classes A e B, está com mau desempenho, apenas 8%. José Luís Datena (PSDB) ainda se vale da popularidade como apresentador para ter 10%.
Considerando a Datafolha representante de um jornal francamente avesso ao bolsonarismo e suas variantes, não deixa de ser notável. Ainda mais porque Marçal ainda não lançou um plano de governo para atacar os problemas de São Paulo, podendo alegar que os outros candidatos fazem propostas inviáveis ou, mesmo factíveis, movidas mais por jogos de interesses espúrios do que pelos anseios populares.
Pablo Marçal (esq.) atrai muita gente que não suporta o sorriso falso dos políticos tradicionais como Ricardo Nunes (centro) e Guilherme Boulos (Divulgação, pelo site Banda B) |
Isso não reflete as dificuldades de Marçal para firmar sua campanha. Ele é rejeitado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, sofre críticas dos filhos e é acusado de táticas pouco ortodoxas, para dizer o mínimo, como pagar para outras pessoas fazerem vídeos favorecendo-o como candidato. E as acusações contra Boulos de uso de cocaína ainda não apresentam provas, mas tem grande apelo para quem gosta de satanizar qualquer aliado do presidente Lula. O ex-líder do movimento sem-teto, como muitos desses aliados, não precisa de rumores para ter alto índice de rejeição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário