terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Impressão pessoal sobre a maior roda gigante do Brasil

As rodas gigantes entre os aparelhos mais notáveis em um parque de diversões, embora sem o mesmo apelo de brinquedos mais radicais, como as montanhas russas e outros brinquedos radicais, conhecidos pelos frequentadores de estabelecimentos como o Hopi Hari, o Beto Carrero World e o saudoso Playcenter (saudades eternas). 

Resolvi ir à maior roda gigante que existe, o Roda Rico, no Parque Cândido Portinari, junto com o meu sobrinho e a namorada dele. A construção é grande, com 91 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares, e possui cabines arredondadas com capacidade de até oito pessoas. Como é dia de semana, não estava muito cheio, e fomos apenas nós três na cabine. Construído pelo engenheiro Roger de Oliveira, xará do meu sobrinho, e inaugurado há quatro anos, já não é mais tão novidade, mas ainda serve como atração turística. 

A Roda Rico vista do Parque Villa Lobos, também visitado por nós (Foto pessoal)


A vista do alto da gigantesca máquina, que pode ser vista de locais distantes e também da USP, do outro lado da Marginal Pinheiros, é bastante impressionante. Além da USP, é possível ver o Ceasa, bairros como a Lapa e o Alto de Pinheiros. Consta-se que é possível ver o pico do Jaraguá, mas já era noite quando embarcamos. 

Vista do Alto de Pinheiros e da árvore de Natal do Parque Villa-Lobos (Foto pessoal)

O passeio durou em torno de 35 minutos. Como está destinado ao grande público, inclusive crianças e até donos de pequenos pets, a velocidade de rotação é lenta. Vale pela vista panorâmica a partir do lugar, mas pior do que o medo de alturas é encarar o preço salgado do ingresso: R$ 79,99 se você não compra com antecedência. Neste caso, paga-se R$ 59,99. 

Meu sobrinho ficou receoso, ao contrário da namorada dele, que curtiu o passeio. Eu esqueci a sensação de vertigem em lugares altos para apreciar o cenário. 

Apesar do enorme tamanho, só rivalizado com o Rio Star, com 88 metros e mais cabines (54 contra 42, também com oito lugares), o Roda Rico não é a maior roda gigante do mundo. Perto da Aim Dubai, com 250 metros de altura, pareceria modesta, mas é muito maior do que qualquer outro aparelho similar na América Latina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário