terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Contraste entre a linha mais longa e a mais curta de São Paulo

Antigamente, era mais fácil encontrar uma linha de grande extensão, devido ao tamanho da metrópole paulistana. Muita gente era obrigada a esperar por um ônibus e passar até mais de duas ou três horas para se deslocar em trajetos de 40, 50 km, principalmente para quem morava nas periferias. Muitas vezes, havia superposição de linhas, geralmente da mesma empresa, para tentar suprir a demanda. É o caso das antigas linhas 177H e 177P, que iam do Horto até a Cidade Universitária, passando por dezenas de bairros da Zona Norte e Zona Oeste. Agora, com o Bilhete Único, o passageiro pode embarcar em até quatro ônibus com a mesma passagem, e essas linhas foram suprimidas ou encurtadas. A 177H continua, mas seu ponto final é em Santana. A 177P foi extinta, mas parte de seu trajeto é a atual linha 2740, para ligar Santana ao Horto Florestal, indo até o bairro de Pedra Branca, na extrema Zona Norte. 

Ainda existem linhas bem longas, e uma delas detém o recorde, com 78 km de extensão: a 477P, ligando o Rio Pequeno, na extrema Zona Oeste, até o Ipiranga. Na verdade, essa linha vai até um bairro muito além, o Jardim Previdência, na Zona Sul, não muito longe da favela Heliópolis. Para isso, a linha faz um trajeto bastante sinuoso, para atender ao máximo de passageiros, passando por lugares como Pinheiros e Moema. De carro, passar do ponto inicial ao final leva bem menos tempo, e o trajeto teria 23 km. 

Linha 477P, no site Citymapper.com

Por outro lado, existe uma linha curtíssima, ligando a Faculdade São Judas Tadeu, à estação Bresser-Mooca, praticamente percorrendo apenas um único bairro, a Mooca, na Zona Leste, conhecida nacionalmente. Os micro-ônibus da linha 372F servem apenas seis paradas e o percurso não chega a 2 km. O trajeto ligando a estação à faculdade é o mais curto entre as linhas da SPTrans. Para voltar, é um pouco maior. Os dois trajetos ficam relativamente próximos, considerando que Ipiranga e Mooca são bairros vizinhos.

Linha 372F, no site Citymapper.com

Apesar de haver um plano para reformular todas essas linhas, ele não saiu do papel, e a tendência é continuar com esses contrastes. Coisas de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário