No parque nacional de Brdy, localizado na República Checa, no centro da Europa, houve algo incrível: uma represa estava para ser planejada, estava levando sete anos para a construção devido à burocracia para liberar a licença ambiental, mas acabou sendo construída. Em dois dias. Por castores.
Os roedores levaram tanta vantagem em relação aos humanos apenas fazendo a sua tarefa na natureza: roer árvores para construir abrigos com as toras para se esconderem, e involuntariamente eles desviam os cursos d'água.
Barragem feita por castores no Parque Nacional de Brdy, na República Checa (Nature Conservation Agency of Czech Republic) |
Este acontecimento inusitado serviu para vários fins: ridicularizar a burocracia checa (e europeia), criticar a presunção humana, louvar a sabedoria da natureza, ou da Divina Providência, ou demonstrar a engenhosidade desses animais.
N. do A.: E não há burocracia que pare Donald Trump em estarrecer o mundo com suas medidas aparentemente impulsivas mas com métodos táticos inquestionáveis para impor sua vontade. Agora, para punir o Tribunal Internacional de Haia por decretar a prisão do líder israelense Binyamin Netanyahu, e para forçar Putin e Zelensky a negociar a paz entre a Rússia e a Ucrânia, em termos considerados muito favoráveis aos atacantes, segundo a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário