segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O fim da MTV Brasil


Milhares de jovens brasileiros cresceram assistindo a MTV Brasil, emissora mantida pelo grupo Abril (o mesmo da revista Veja). De início muito apreciado pelos videoclipes e pelos programas por onde passavam os últimos sucessos, brasileiros e estrangeiros, com o tempo perdeu parte do apelo musical, enquanto o gosto do povo brasileiro por música popular de qualidade começava a mudar. 

Ao mesmo tempo, acentuou-se o caráter regional. O tradicional festival VMA, transmitido pela MTV mundial, por aqui virou o VMB, apresentado por personalidades cultuadas e que premiou os melhores músicos brazucas em cada modalidade. Houve a produção de vários programas Made in Brazil: Disk MTV, Top Top, Piores Clipes do Mundo, Gordo a Go Go, Covernation, Rock Gol, Acústico MTV... Dessa forma, a emissora revelou vários talentos, como Cuca, Sabrina Parlatore, Gastão, Astrid, Fernanda Lima, Cazé, Thunderbird, Dani Calabresa, Penélope Nova, Didi Wagner, Marcos Mion, Marcelo Adnet, Marina Person e outros. Consagrou também o João Gordo (o líder da banda Ratos de Porão e também apresentador) e a Daniela Cicarelli, que comandou o programa Beija Sapo.

Com o tempo, a música foi dando lugar a animações, de início produções americanas como Beavis and Butt-Head, Aeon Flux e O Garoto Enxaqueca (Migraine Boy). Depois vieram os desenhos produzidos na chamada "Drogaria MTV de Desenhos Animados", como Megaliga MTV de VJs Paladinos e Fudêncio e Seus Amigos. Posteriormente, o nome do estúdio mudou para Estricnina. 

O humor ganhou força nesse período, surgindo o Comédia MTV e o consagrado Hermes e Renato, onde não economizaram no "politicamente incorreto" e lançaram os impagáveis Joselito, Boça, Away de Petrópolis e os "metaleiros" do Massacration. 

Mas tudo isso é passado. A MTV Brasil voltou ao domínio da Viacom e se tornou um canal pago, disponível apenas para quem tem TV por assinatura. Como canal aberto, já era considerado uma emissora para poucos. Agora a exclusividade aumentou, e teme-se que a nova MTV seja mais uma dessas que passam transmitindo enlatados norte-americanos. O tempo irá dizer. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário