Não é comum o governo petista de agora tomar medidas sensatas, mas nesta semana dá para ficar um pouco menos preocupado. Eis algumas decisões:
1 - Havia o receio de que o governo iria retroceder na questão dos ABS e air-bags, equipamentos fundamentais à segurança veicular. Por pressão do Sindicato dos Metalúrgicos, veríamos carroças inseguras como o Gol G4, o Ka, o ancião Mille, continuarem a ser fabricados em nome da manutenção de 4000 empregos. É impopular deixar esses trabalhadores desempregados, mas por outro lado isso iria poupar a vida de muitas pessoas, pelo menos as que estão no interior dos veículos. Alega-se que o carro popular vai ficar muito caro, como se não fosse ofensivo chamar algo de R$ 40 000,00 de "popular". Com o tempo o custo dos equipamentos de segurança, realmente alto, vai diminuir. No entanto, como nenhuma medida é perfeita, ainda mais aqui, querem dar uma brecha para um veículo continuar a ser produzido, justamente a paleolítica Kombi, cuja história parecia até estar se encerrando com a série "Last Edition" (Última Edição), para lembrar o fim de 56 anos de produção do veículo.
2 - Outro acerto, mas ao custo de algum dinheirinho extra para emendas parlamentares, é a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no Senado. É um avanço para melhorar um dos aspectos mais dignos de lamento na administração brasileira, embora não seja o ideal. Com o PNE, a escolaridade mínima obrigatória passa de 8 para 12 anos, e há metas para controle do analfabetismo, melhorar o ensino básico, as condições de trabalho dos professores e a preparação dos alunos. As melhorias na educação serão mais "lentas, graduais e seguras" do que o processo de democratização durante o regime militar, mas era melhor isso do que não aprovar nada agora. Esse mérito não é só do governo, mas também, e principalmente, do Congresso.
3 - Criou-se um rififi diante da possibilidade de Edward Snowden, o dissidente da NSA, receber refúgio no Brasil e criar um sério conflito diplomático com os EUA. Embora de forma excessivamente reticente e burocrática ("precisa de um pedido formal"), o governo disse que não vai conceder asilo a ele. Bem que muita gente do governo gostaria de receber Snowden de braços abertos...
O modelo vencedor do longuíssimo processo de licitação dos caças para a FAB (Gripen International)
4 - Finalmente, hoje, decidiu-se finalmente pela compra dos caças para a FAB. A novela se arrastava durante anos, desde o governo FHC, e havia três grandes possibilidades: os F-18 "Super-Hornet" americanos, os Rafale franceses e os Gripen suecos. Lula passou seus oito anos de mandato namorando os Rafale, considerados caros demais, sem tomar uma decisão definitiva, até que em 2009 quase assinou o acordo com os franceses, mas voltando atrás em seguida, em boa parte porque os franceses não gostavam da insistência do Brasil em apoiar o Irã, enquanto ele pleiteava uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Finalmente, após quase três anos de governo, Dilma tomou a decisão: vai comprar os caças Gripen suecos, considerados os mais baratos, portanto menos tunga no NOSSO DINHEIRO (teoricamente) em troca de uma tecnologia considerada bastante moderna. Não passou pela cabeça dos anti-americanos do PT comprarem algo dos EUA, ainda mais porque os caças vindos de lá, apesar de serem mais sofisticados, eram também caros.
Essas medidas contrabalançam os disparates cometidos pelos "çabiuz" do Planalto e pela presidentA, na economia, segurança pública, saúde, Mensalão, campanha eleitoral antecipada, obras na Copa e nas Olimpíadas...
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