Amanhã é o dia de Natal, data para se comemorar o aniversário de Jesus Cristo.
Porém, existem vários outros personagens que fazem parte das tradições natalinas, alguns deles bem estranhos (ilustrações dos sites Megacurioso e Hostelworld.com):
O "caganer", boneco sugestivo da Catalunha que celebra uma das fontes para fertilizar as colheitas, no dia 8 de dezembro
Monstros de feno, para assustar os "maus espíritos" na Baviera, nos dias que antecedem o Natal, com base em tradições pagãs.
Papai Noel, ou melhor, São Nicolau, tem um ajudante perverso que castiga as crianças más na Holanda, o "Zwarte Piet" ("Pedro Preto"). Originalmente um escravo de São Nicolau, agora é apontado como um limpador de chaminés, daí ter o rosto preto.
A bruxa "La Befana", da Itália. É uma feiticeira boa que distribui presentes às vésperas do dia dos Reis Magos e está procurando o Menino Jesus.
O demônio austríaco Krampus, outro personagem de origem pagã que persegue as crianças más no dia 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau.
Um dos 13 seres, os Jólasveinar da Islândia, filhos de uma entidade que adora comer crianças desobedientes. Com o tempo eles foram se tornando apenas duendes brincalhões que aprontam nos 13 dias antes do Natal.
Estas figuras da tradição natalina na Europa relembram as origens da cristianização dos povos do continente, daí o Natal ser comemorado na época do solstício de inverno (de verão, no Hemisfério Sul), evento muito valorizado pelos povos da antiguidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário