quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Breves

Devido aos acontecimentos políticos e eleitorais aqui no Brasil, este blog ficou excessivamente preso a estes assuntos. Logo, teria de deixar de abordar assuntos como o fatiamento do Petrolão para enquadrar vários políticos do PMDB, PT e PP (inclusive Renan, Lula e Eduardo Cunha) e a aprovação da chamada PEC do teto, para controle dos gastos públicos. 

Aconteceram várias outras notícias, ao menos parcialmente, fora desse tema. Serei breve: 

1. A nomeação de António Guterres como novo secretário-geral da ONU, em substituição ao coreano Ban Ki Moon; Guterres é visto como um articulador talentoso, e conseguiu fazer até a Rússia aceitá-lo como novo chefe das Nações Unidas; ele também é favorável ao Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança, uma velha obsessão da diplomacia tupiniquim.

2. Os prêmios Nobel de Física, na terça, e de Química, na quarta, premiaram cientistas cujas pesquisas representarão a continuidade dos avanços tecnológicos. O trabalho sobre os chamados "estados exóticos", presentes em arranjos submicroscópicos de matéria, como os "condensados quânticos", permite explicar fenômenos como a supercondutividade em certos materiais. Enquanto isso, a construção de nanomáquinas, usando moléculas como se fossem peças, representará avanços no transporte de remédios dentro do organismo e na construção de sensores e detectores com ínfimo consumo de energia e excelentes tempos de resposta. 

3. Finalmente acabou a greve dos bancários em vários Estados, que aceitaram a proposta da Febraban: reajuste de 8% (ainda abaixo da inflação de 2015) e abono de R$ 3.500,00 por funcionário; esta greve dificultou a vida de muita gente, criando entraves para quem precisava receber pensões e aposentadorias. Somente quem usa o chamado "internet banking" não foi afetado. 

4. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 0 na Arena das Dunas, em Natal, mas muitos acharam pouco. Neymar, autor do primeiro gol, não irá jogar contra a Venezuela, pois levou cartão amarelo. A próxima partida será na cidade de Mérida. Marco Polo del Nero não irá viajar para lá, receando ser preso se sair do Brasil. 

5. Não costumo terminar um blog falando de acontecimentos macabros, dignos da série "Mondo Cane", mas desta vez quebro a tradição: a Espanha está pressionando para o Brasil extraditar Patrick Nogueira Gouveia, que residia em Pioz, na região de Madri, e é acusado de matar a família inteira do tio, inclusive duas crianças pequenas; os corpos dos adultos foram esquartejados. A Justiça do país europeu está entrando em conflito com a legislação brasileira, que dificulta a extradição de cidadãos do país, mas diante de um crime tão horrível, é necessário entrarem em um acordo com certa urgência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário