sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Da série 'Oitentolatria', parte 23 - ou, Orival Pessini (1944-2016)


 Quem foi criança nos anos 1980 não vai esquecer tão cedo destes dois personagens (Divulgação)

Morreu hoje o humorista Orival Pessini, conhecido por seus dois personagens típicos dos anos 1980: Fofão e Patropi. 

Fofão é aquele personagem grotesco que dividiu opiniões da criançada. Geralmente os menores se assustavam com aquela criatura peluda cuja cara bochechuda lembrava uma mistura de cachorro buldogue e porco, mas os maiores se divertiram com seu jeito e suas falas "patralhadas". O personagem apareceu no programa A Turma do Balão Mágico, da Globo, geralmente na companhia da Simony, fazendo mágicas - que nunca rendiam o efeito esperado - com umas palavras incompreensíveis. 

Mais tarde, com o fim do programa (1986), Fofão foi para a Band, então conhecida como TV Bandeirantes, e teve um programa de curta duração, a TV Fofão. Foi nesta época que surgiu o boneco do Fofão. Sua aparência era bem bizarra - ainda mais feia do que o personagem - a ponto de alimentar histórias como a da faca em seu interior. Isso não tinha o menor fundamento, mas algumas pessoas, na dúvida, abriram o feioso boneco e não encontraram nada, além de um suporte pontudo para a cabeça do personagem, interpretada pelos "teóricos da conspiração" como uma arma.

A cabeça do horroroso boneco do Fofão e sua suposta "faca" (Divulgação)

Outro personagem da época era o hippie Patropi, um tipo bem "articulado" que se fazia entender com seus profundos bordões do tipo: "pa daqui, pa dali pa dicá pa dilá" e "ô loco bicho", tudo terminado com uma conclusão: "sei lá, entende?". O personagem apareceu na Praça Brasil (Band) e na Escolinha do Professor Raimundo (Globo). 

Haviam outros tipos cômicos, como o macaco Sócrates de O Planeta dos Homens, programa da Globo nos anos 1970, e o radialista Juvenal da Praça É Nossa (SBT), este mais recente. 

Neste ano, o personagem Fofão apareceu junto com outros muito populares nos anos 1980, como Mickey Mouse, o marinheiro Popeye e o Capitão América, além de um palhaço desconhecido que lembra vagamente aqueles que estão apavorando o mundo. Este grupo de fantasiados ficou conhecido como Carreta Furacão. Há anos, em Ribeirão Preto, eles fazem rir com suas aparições, mas passou a ser mostrado em cadeia nacional no programa da Eliana, do SBT. 

A ridícula engraçada aparição dos personagens formando o Carreta Furacão. Fofão é o personagem do meio, entre o palhaço e o Mickey (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário