sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Lista das coisas mais estranhas da semana

1. Calor de mais de 30 graus no fim do inverno paulista.

2. Joesley Batista, o novo "vilão" nacional, falando em "confrontar os donos do poder".

3. Gilmar Mendes citando poeta Bocage para falar do desafeto Rodrigo Janot (*).

4. Gisele Bundchen aparecendo descalça para apresentar o Rock in Rio, que começou hoje.

5. As pesquisas "premiadas" com o IgNobel, entre elas dois trabalhos de brasileiros (**).

6. Peixe encontrado morto na costa do Texas após o furacão Harvey virou motivo de polêmica (***).


(*) Ele citou o título de um poema escrito quando o poeta português estava à beira da morte: Saiba morrer quem viver não soube

(**) Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco constataram a mudança de cardápio de uma espécie de morcego vampiro que passou a chupar sangue humano ao invés de atacar aves (categoria Nutrição); bem mais bizarro é uma outra pesquisa feita em Lavras, também premiada, que estuda insetos com vagina masculina e pênis feminino (categoria Biologia, ou seria sexualidade?). Não é bem o caso de fazê-los candidatos ao selo "Vergonha Nacional" de setembro para eles, e muito menos taxar o Brasil de "Vergonha Mundial" pelo fato de ganhar mais "IgNobeis" enquanto nem sinal de Nobel para brasileiro algum. Pelo contrário, essas pesquisas têm, com certeza, valor científico, e indicam a capacidade de adaptação das espécies. Contudo, quem cantar "Sou brasileiro com muito orgulho" por causa disso merece levar o selo de setembro ou um tratamento psiquiátrico.

(***) Parece um daqueles peixes das profundezas, mas não passa de uma enguia, que vive em profundidades relativamente baixas: é o Aplatophis chauliodus, confundido com um monstro marinho. 

O infeliz peixe causou celeuma (Preeti Desai/Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário