terça-feira, 19 de setembro de 2017

Personalidades brasileiras segundo Jung (MBTI)

Continuei interessado no assunto "personalidades" segundo a metodologia Myers-Briggs Type Indicator (MBTI). Os artigos sobre esta variante da teoria jungiana a respeito da psique humana podem ser vistos abaixo.

Primeiro, a descrição dos tipos racionalistas (clique AQUI), depois os idealistas (clique AQUI), os guardiães (clique AQUI) e os artesãos (clique AQUI), de acordo com David Keirsey, que utilizou o MBTI. O enfoque inicial era fazer uma associação entre os grupos definidos por Keirsey e os quatro temperamentos, constatando que ela possui várias restrições, como o fato dos grupos reunirem tipos extrovertidos e introvertidos, enquanto um temperamento é apenas extrovertido, ou apenas introvertido.

Aqui, faço um apanhado das celebridades brasileiras que podem ser classificadas por este código de personalidade. Não vou me aprofundar muito porque não sou psicólogo e acabei de obter o título de doutor em Ciências Exatas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (sou tecnólogo pelo curso de Matariais, Processos e Componentes Eletrônicos, atual Microeletrônica, pela Fatec). Dou os meus "chutes" a respeito de algumas celebridades, além de reproduzir o que foi publicado no livro "Temperamento e Carreira - Desvendando o Enigma do Sucesso", de Maria L. Calegari e Orlando M. Gemignani. Os primeiros nomes de cada tipo são os citados no livro, e os segundos são os palpites do blog.

ENTJ (Racional - Comandante): Assis Chateaubriand e possivelmente Eduardo Cunha.
INTJ (Racional - Cérebro Mestre ou Arquiteto): Mário Henrique Simonsen e eu José Serra.
ENTP (Racional - Inventor): Santos Dumont e Mário Sérgio Cortella.
INTP (Racional - Lógico): Lina Bo Bardi e Artur Ávila (ganhou a medalha Fields, o Nobel da Matemática).

ENFJ (Idealista - Protagonista): D. Helder Câmara e Leandro Karnal.
INFJ (Idealista - Advogado): Chico Xavier e Marina Silva.
ENFP (Idealista - Ativista): Sérgio Vieira de Mello e Deltan Dallagnol.
INFP (Idealista - Mediador): Clarice Lispector e Glória Perez.

ESTJ (Guardião - Executivo): Raquel de Queiroz e João Dória Jr.
ISTJ (Guardião - Logístico): Duque de Caxias e Michel Temer.
ESFJ (Guardião - Cônsul): Roberto Marinho e Pelé.
ISFJ (Guardião - Protetor): Irmã Dulce e Regina Duarte.

ESTP (Artesão - Empreendedor): Juscelino Kubitscheck e Sílvio Santos.
ISTP (Artesão - Virtuoso): Ayrton Senna e Ziraldo.
ESFP (Artesão - Animador): Carmen Miranda e Neymar.
ISFP (Artesão - Artista): Cândido Portinari e Xuxa.

Existem realmente pouquíssimos estudos por aqui, e os exemplos citados são geralmente vindos do exterior, como mostrado no site "16 personalidades" (https://www.16personalities.com/br). 

32 comentários:

  1. Legal. Difícil ver tipagem com os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Jair Bolsonaro e ESTJ na minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente analisei melhor e Bolsonaro não parece ser intuitivo o suficiente para ser um ENTJ. Ele se guia bastante pelo senso comum, como fazem os ESTJ e outras personalidades do tipo guardião.

      Excluir
    2. Isso tá meio óbvio, é claramente um ESTJ.
      É BOM LEMBRAR QUE OS ESTJs TEM UM INDICE DE QI MUITO BAIXO, TANTO QUANTO O ESFJ.

      Excluir
    3. Jair Bolsonaro é ESTP
      Não saudável

      Excluir
  3. Respostas
    1. O livro "Temperamento e Carreira" descreve Santos Dumont como ENTP, baseado no pressuposto de ele ter muitas ideias em mente, auxiliadas por critérios racionais, embora no final da vida ele se mostrasse depressivo e cometesse suicídio.

      Excluir
  4. Este blog fez uma revisão das personalidades de Marina Silva, Jair Bolsonaro e Michel Temer e resolveu mudar a abordagem: Marina é INFP, Bolsonaro é realmente ESTJ e Michel Temer é INTP; um possível exemplo de um INFJ seria o cantor Tom Zé; um ISTJ não seria Temer, mas Geraldo Alckmin, de acordo com uma postagem mais recente.

    ResponderExcluir
  5. Bolsonaro, um J? Mas de jeito nenhum. Ele não é planner. Basta lermos seu plano de governo para perceber isso. Ele também não é apegado a detalhes e é movido por suas emoções. Eu aposto em ENFP. Um perfil tipicamente polêmico e passional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é intuitivo, ele seria um ESFP

      Excluir
    2. Js não são necessariamente planejadores. São organizados. E é importante considerar que ele já é idoso, e é sabido que é mais difícil identificar o tipo de personalidade de quem é mais velho. A impulsividade pode ter relação com um inconsciente ISTP vindo à tona. ESTJs são guardiões, e acho que é isso que ele quer ser, um guardião dos costumes e valores judaico-cristãos.

      Excluir
    3. Nunca que o Bolsonaro tem Si inferior

      Excluir
  6. Bolsonaro é ESTP. Ele é perceptivo e não planejado. Ele age e adapta.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma INFJ... E é estranho... E é "estranho", também não conhecer outros INFJs no meu amado País...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andi, os INFJ realmente são bastante raros. Não há uma estimativa muito rigorosa a respeito da proporção deles no Brasil, embora no mundo estima-se que apenas 1% das pessoas tenham essa personalidade.

      Excluir
    2. Eis aqui um INFJ, se isso significa algo para você (significaria para mi kkk)...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Que bom que existe, mais um INFJ, como eu... um "extraterrestre, perdido de sua nave espacial"...;)
      Legal, gostei de saber :)

      Excluir
  8. Achei interessante, só não acho que a Marina seja INFJ, mas sim INFP. Bolsonaro não é P baseado nas funções cognitivas, ele é ESTJ, ao contrário do que os bonitos acima disseram. O Cunha também não parece ser ENTJ, mas o Moro parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O perfil de Marina Silva foi revisto para INFP, de acordo com https://assuntos-1000.blogspot.com/2018/09/personalidade-dos-presidenciaveis.html. Sérgio Moro parece ter um perfil ENTJ ou INTJ.

      Excluir
    2. Acredito que o Sérgio Moro, seja um INTJ, pois ele aparenta ser uma pessoa introvertida e ligada ao raciocínio lógico.

      Excluir
  9. Ciro Gomes, eu tenho dúvidas entre ENTJ e ENFJ. Fico mais para ENFJ

    ResponderExcluir
  10. Minha opinião:

    Bolsonaro é um ESTJ clássico.
    Sérgio Moro é INTJ.
    Rodrigo Maya acho que é ENTP ou ESTP.
    Marina Silva acho que é INFP ou INTP. Eu chutaria INFP (não é necessariamente tradicionalista como um guardian, nem artistica ou expressiva como um artisan).

    Fátima Bernandes, ENFP
    Silvio Santos ESFP
    Luciano Huck ENFJ
    Edir Macedo ENTJ
    Ana Maria Braga ISFJ
    Anitta ESFP
    Luan Santana ISFP
    Ivete Sangalo ENFJ
    Neymar, IS*P
    Messi, ISTP
    Christiano Ronaldo, ESTP
    Jon Jones, ISTP
    Fábio Porchat ENFP
    Afonso Padilha ENTP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio Moro INTJ? Nem um pouco. Eu que sou INTJ 5w6 colérico sei muito bem como a minha personalidade age pensa.

      Excluir
  11. É eu esqueci que era só personalidade brasileira.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou um INTJ - introvertido ao extremo, eu não permito que as pessoas acessem a minha vida, é muito difícil descobrirem sobre mim.

    ResponderExcluir
  13. Tem certeza que o Lula n é ENTP? O Lula tem uma Lábia muito forte. Mesmo sendo preso foi fazer conferencia em Paris. Eu acho ele ENTP. Extrovertidissimo e consegue fazer jogos mentais de boas com as pessoas.

    ResponderExcluir