segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Raquel Dodge tomou posse hoje

Depois da contravertida passagem de Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República, Raquel Dodge tomou posse do cargo, em cerimônia amplamente divulgada pela imprensa e na presença do presidente Michel Temer, embora Janot, alegando motivos protocolares, não comparecesse. Ela prometeu defender a democracia e as leis, e disse que não tolera a corrupção. 

Raquel Dodge será muito cobrada pela imprensa e pela opinião pública, como sucessora de Rodrigo Janot (NBR)

No Ministério Público desde 1987, ela certamente terá um estilo diferente, menos "expansivo" do que o empregado pelo antecessor. Quanto à sua atuação contra os maus feitos investigados pela Operação Lava Jato, será possível afirmar algo no decorrer de seu mandato. Existem bons precedentes, como a sua atuação na Operação Caixa de Pandora, em 2009, que desvendou o chamado "Mensalão do DEM" e levou à prisão do ex-governador José Roberto Arruda. 

É a primeira mulher procuradora-geral na História do Brasil, mas Raquel Dodge não quer ficar lembrada apenas por isso, e nem aqueles que desejam maior moralização nos costumes da República. 


N. do A.: Este mês é pródigo em gente candidata a levar o selo de "Vergonha Nacional", e a maior concentração esteve na Arena Corinthians: Na partida entre o time da casa e o Vasco, Jô fez gol com o braço, validado pelo juiz Elmo Alves Resende Cunha e seus ajudantes, e no melhor estilo "eu não sabia", o atacante alvinegro (que também visa retornar à Seleção Brasileira, mesmo tendo atuado mal na Copa) tentou justificar; parte da torcida celebrou este gol absolutamente irregular, ainda mais porque o mesmo juiz não marcou pênalti a favor do Corinthians no primeiro tempo. A lambança foi motivo de piadas, naturalmente, mas também de críticas pesadas, principalmente vindas da torcida vascaína.Todavia, não é o caso mais grave: pior é defender uma "intervenção militar", como fez o general Antônio Hamilton Mourão. Não faltam pessoas nas redes sociais concordando com o general, dignos, com ele, a receberem o selo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário