quarta-feira, 3 de abril de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 10 - ENFP

Continuando a série sobre os "idealistas", o grupo de personalidades identificado por xNFx pelas teorias psicológicos baseadas em Carl Gustav Jung, o blog aborda o tipo ENFP (extrovertido, intuitivo, emotivo, perceptivo). 

Os ENFP são personalidades complexas: carismáticos, algo reservados e ao mesmo tempo sociáveis, dominados pela "intuição extrovertida", responsável pela criatividade e pela concepção de várias ideias abstratas. Possui uma abordagem subjetiva da ética, defendendo ardorosamente as causas sociais, sendo bastante encontrado entre grupos militantes. Preferem um estilo de vida flexível, sem se prenderem às regras, embora possam se adaptar a elas quando habituados a isso, podendo desenvolver um certo "pensamento extrovertido", função cognitiva responsável pela organização lógica das coisas. Eles são sonhadores natos, imaginando um mundo "ideal" e lutando por isso. O inconformismo com o mundo real e a profusão de ideias e inspirações os tornam "voltados para dentro", sendo, às vezes, confundíveis com os tipos introvertidos, como o INFP. Esta característica é compartilhada com os ENTP, que são do grupo "racional". Os dois tipos podem ser facilmente confundíveis, quando as funções "pensamento" e "sentimento" não são tão facilmente notadas. 

Este é um tipo predominantemente feminino, como todos os tipos onde a abordagem pessoal é considerada mais importante do que a lógica impessoal. Os ENFP costumam ser os mais comuns entre os tipos "idealistas". 

Alguns ENFP são, possivelmente: 

- Baby do Brasil; 

- Rita Lee; 

- Tatá Werneck; 

- Gal Costa; 

- Wagner Moura; 

- Fernanda Torres; 

- Luiz Roberto Barroso. 

Sérgio Vieira de Mello, Deltan Dallagnol e Fernando Haddad foram citados anteriormente. Entre os falecidos, a vereadora Marielle Franco também era uma ENFP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário