segunda-feira, 29 de abril de 2019

Da série 'Personalidades brasileiras', parte 16 - INTJ

Encerrando a série de personalidades brasileiras, falta somente abordar os tipos INTJ (introvertidos, intuitivos, pensadores, julgadores), um dos tipos mais raros no mundo, inclusive aqui no Brasil. Como todos os xNTx, os INTJ são do grupo dos "racionais". 

Este tipo de personalidade é tido como bastante independente e combina muito bem a sua "intuição introvertida" dominante com o "pensamento extrovertido", sabendo transitar entre ideias e fatos concretos. Possuem forte tendência a querer respaldar sua criatividade e sua imaginação com aspectos lógicos e racionais, podendo ser altamente produtivos e com capacidade poderosa de análise. Preferem olhar para o futuro e veem o passado de uma forma em geral idealizada, embora não o desprezem como fonte de aprendizado. Estão presentes no meio acadêmico, principalmente nas áreas de tecnologia e ciências exatas, assim como os INTP, mas estão mais preocupados com os aspectos funcionais, não se prendendo tanto à complexidade lógica. Por isso, existem muitos INTJ na área da economia e direito. Ao contrário do que aparentam, podem se preocupar com aspectos éticos, graças a um "sentimento introvertido" passível de aprimoramento com o passar dos anos. 

O estereótipo desse tipo é um personagem que parece encarar a vida como um jogo de xadrez, analisando as possibilidades, ou como um geek descolado da realidade, viciado em tecnologia e videogames. Ou como um ser frio e maquiavélico, algo melancólico e misantropo. Isso tudo não se encaixa bem com a realidade.

Este é um dos tipos com menor presença feminina. Mulheres INTJ são bastante raras. 

Possíveis INTJ brasileiros são: 

- Paulo Guedes; 

- Sérgio Moro; 

- Dilma Rousseff; 

- Kim Kataguiri; 

- Reinaldo Azevedo; 

- Gilmar Mendes; 

- Dráusio Varela.

Henrique Meirelles, José Serra e Mário Henrique Simonsen já foram citados antes. Um INTJ já falecido foi Nelson Rodrigues, um dos maiores dramaturgos deste país.

2 comentários:

  1. Olá Fábio, tudo bom? Meu nome é Alexandre, falo de Belo Horizonte. Sobre os possíveis INTJ acima, vou te dizer minhas impressões: acho que Moro, Dilma e Gilmar Mendes serem INTJ faz bastante sentido. O Gilmar Mendes talvez seja ENTJ, não sei. O Kim Kataguiri eu diria quase com certeza que ele é um ENTP, ele fala muito pra ser um INTJ, e gosta muito do debate pelo debate, ao passo que INTJs como você me parecem precisar de um propósito específico para entrar num debate. Reinaldo Azevedo eu acho que não é INTJ, talvez ENTP. Paulo Guedes e Dráuzio Varela eu não vou arriscar um palpite, não faço idéia do tipo de personalidade deles. Bem bacana o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir