sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Desafios da indústria no Brasil

Este blog vai iniciar uma série de textos sobre a indústria no Brasil, um setor fortemente retraído nos últimos anos, que fracassou em se adaptar aos desafios lançados pelo Plano Collor (1990), Plano Real (1994) e as várias crises ocorridas neste tempo, como a crise asiática de 1997 e o apagão de 2001. Logo, a atual e desoladora situação não foi decorrente do atual governo, mas de um processo bem mais amplo. 

O primeiro texto desta série vai tentar abordar, de forma sucinta e clara, as dificuldades da indústria eletrônica, aproveitando que o autor deste blog acompanhou um evento chamado SBMicro, na USP, durante toda a semana, entre 26 e 30 deste mês. 

Não se pode culpar um fator A ou B, isoladamente, por tudo isso. E não cabe apostar em falsas soluções, porque não resolveremos o problema com ilusionismos ou promessas. Veremos isso mais adiante, ao longo da série. Pretende-se incluir um artigo a cada semana, entre outras pautas, para este blog justificar o nome.


N. do A.: Os últimos posts abordaram a economia. Então o próximo será bem diferente. E não será sobre a "paralização" a que está sujeito o Ministério da Educação se a pasta da Economia não liberar a verba para as despesas discricionárias, isto é, aquelas para despesas operacionais exceto salários e aposentadorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário