Tudo começou em 1991, quando ativistas da luta contra a AIDS resolveram simbolizar o combate contra a doença utilizando um laço de fita vermelha, chamado de laço de consciência, lembrando o sofrimento dos portadores de um mal sem cura e cujos tratamentos, na época, eram ineficazes.
Aos poucos, outras pessoas adotaram os laços de consciência para simbolizar outras doenças. Atualmente, cada uma delas possui um mês específico e uma cor de laço para homenagear as vítimas e também as pessoas responsáveis pelas pesquisas e tratamentos.
Estamos no mês de setembro, existindo muitas campanhas para a prevenção dos suicídios, uma das maiores causas de morte entre jovens, usando o laço de consciência amarelo. É importante combater as causas do suicídio, como isolamento, depressão, falta de estrutura educacional e apoio familiar, sentimentos negativos e ausência de crenças positivas.
Outras cores para o mês são o vermelho (doenças cardíacas) e o verde (para a doação de órgãos).
Outras cores para o mês são o vermelho (doenças cardíacas) e o verde (para a doação de órgãos).
No próximo mês haverá a campanha do outubro rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama.
Em novembro, a cor predominante é o azul, para o câncer de próstata.
Dezembro será dedicado à AIDS (laço vermelho).
Janeiro é dedicado à saúde mental (branco) e à prevenção do câncer de colo de útero (turquesa).
Fevereiro possui várias pautas, como a preocupação com a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer, e estas três doenças tão diferentes são representadas por um laço roxo. Também a leucemia é lembrada (laço laranja).
Em março, será a vez de lembrar do câncer colorretal (azul marinho).
Depois, em abril, o autismo (azul ciano) e os acidentes de trabalho (verde).
Maio é conhecido como "amarelo" devido à cor do laço representando os acidentes de trânsito.
Junho possui um laço vermelho vivo, parecido com o da representação para a AIDS, mas é para lembrar da importância de doar sangue; outra cor para o mês é o laranja brilhante, para a anemia.
Ainda existem o "julho dourado", para o combate ao câncer ósseo e às hepatites, e o "agosto laranja (tom de terracota)" para mostrar a importância do aleitamento materno, e também a gravidade da esclerose múltipla.
As fitas para cada mês representando a prevenção e a conscientização para diversos fatos relacionados à saúde humana (Divulgação) |
N. do A,: Setembro, dia 11, também é o dia para homenagear as vítimas do terrível atentado contra as Torres Gêmeas de Nova York, um acontecimento que marcou o início deste século tão cheio de tormentos para a humanidade. Um desses tormentos, o terrorismo, seja ele islâmico ou não, precisa ser combatido e condenado, para não vitimar tantas pessoas inocentes, alvos da ira sectária e intolerante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário