quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Orgulho e vergonha do futebol brasileiro

Não adianta mesmo negar: o futebol brasileiro, apesar de já não ser, há tempos, o melhor do mundo, ainda desperta paixões no Brasil. 

À maneira de algumas postagens em cada início do mês, este blog destaca o orgulho e a vergonha entre os clubes brasileiros, aproveitando a grande fase do Athletico, enfim postulante a ser um time grande por estas plagas tupiniquins. 

Enfrentou o Internacional na final da Copa do Brasil e venceu, apesar de ter um elenco muito menos badalado. Já havia vencido o Colorado na Arena por 1 a 0, com gol de Bruno Guimarães. No segundo jogo, Léo Cittadini e Roni, aproveitando grande jogada de Marcelo Cirino, fizeram os gols do time paranaense em pleno Beira-Rio. O anfitrião, que não quis facilitar para os visitantes, marcou com Nico López. 

Foi a consagração de um time comandado pelo jovem técnico Tiago Nunes, que já havia vencido a Copa Sul-Americana no ano passado, contrariando os prognósticos.

O Athletico ganha mais uma vez o direito de disputar a Copa Libertadores, e desembolsará R$ 53 milhões. Wellington Martins, ex-Inter, levanta a taça (Athletico.com.br)

Por falar nisso, na Sul-Americana o Corinthians conseguiu a proeza de perder por 2 a 0 em plena Arena Itaquera, para o time equatoriano do Independiente Del Valle, rendendo muitas gozações dos rivais. É a consagração de uma equipe arruinada por dívidas bilionárias, contraídas na construção do estádio e nas gestões problemáticas dos últimos anos. Problemático, talvez, seja um termo muito brando para uma administração capaz de penhorar a taça do Mundial de Clubes de 2012, conquistada arduamente na grandiosa campanha do clube naquele ano, por não conseguir pagar as dívidas. A agremiação está na lista negra do Serasa, a dos maus pagadores. Andrés Sanchez está ameaçado de impeachment, por ser considerado um dos responsáveis pela condução das negociações com a Odebrecht, a construtora responsável pela Arena e alvo principal da Operação Lava Jato.

Para diminuir o vexame, pelo menos na parte esportiva, o time paulista vai precisar reverter a desvantagem na altitude de Quito. É possível fazer isso? Teoricamente sim, mas o histórico do Corinthians não anima. 

Isso faz do "Timão" uma espécie de "vergonha nacional", pelo menos neste mês. 


O Corinthians foi vítima de memes após a vergonhosa derrota para o "modesto" time do Independiente Del Valle


N. do A.: Este dia foi marcado por mais uma operação da Polícia Federal, investigando o chefe do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, obrigado a se licenciar enquanto tenta se defender das acusações de receber propina de R$ 5,5 milhões quando era ministro da extinta pasta da Integração Nacional sob o governo Dilma. Isto coloca novamente o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça Sérgio Moro em lados opostos. Este último, aliás, está passando por maus bocados, pois o seu projeto de lei para combater o crime está sendo maltratado pelo Congresso, com vários artigos impiedosamente podados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário