segunda-feira, 6 de julho de 2020

Ennio Morricone (1928-2020)

Ennio Morricone foi um dos representantes de uma era onde os filmes, para serem relevantes, precisam de uma trilha sonora à altura. 

Este italiano, apesar de raramente ter visitado os Estados Unidos, musicou muitos trabalhos de Hollywood, como Os Intocáveis, Bastardos Inglórios, Django Livre e o recente Os Oito Odiados, único trabalho que lhe valeu o Oscar, em 2016, além de um prêmio honorário da Academia para reparar décadas de injustiça. Também dedicou o início da sua carreira a homenagear o Velho Oeste americano, nos western spaghetti de Sérgio Leone, como Um Punhado de Dólares e Três Homens em Conflito (cujo título em inglês é bem mais interessante e condizente com o original em italiano: The Good, the Bad and the Ugly). Neste último filme, houve a trilha sonora que virou sinônimo dos filmes do tipo "bangue bangue à italiana". 

Morricone foi muito aclamado na Europa, recebendo vários prêmios por musicar obras primas do cinema europeu, como Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore. 

Ennio Morricone partiu deste mundo infeliz (Reprodução/Facebook - conta do autor)

Quis o destino que a COVID-19 não o afetasse, e sim uma prosaica queda que lhe fraturou o fêmur e causou complicações que logo o matariam numa clínica em Roma. Ele ainda teria tempo de escrever um obituário enquanto estava internado (clique AQUI). Mas sua fama vai perdurar no futuro. Sua conta no Youtube tem o acervo de suas músicas, que podem ficar disponíveis enquanto seus familiares permitirem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário