terça-feira, 26 de abril de 2022

Carnaval atípico consagra Grande Rio

Esta foi a edição mais estranha do Carnaval, após uma pandemia capaz de deixar o ano passado sem desfile. A "micareta oficial" foi nos dias 23 e 24 deste mês, no feriadão de Tiradentes, para "enforcar" a "longa quaresma" imposta pelo coronavírus. 

No Rio de Janeiro, uma edição inusitada teve conclusão também diferente: a Grande Rio, escola sem nenhum título na sua longa trajetória, finalmente conseguiu o tão sonhado título, graças ao enredo homenageando Exu, o contravertido orixá mensageiro, sempre comparado a Satã pelo seu comportamento agressivo e amoral. No desfile, houve várias referências à macumba e outros rituais do candomblé. Paola Oliveira foi o destaque. 

O Exu foi interpretado por Demerson d'alvaro (Mauro Pimentel/AFP)

Paola Oliveira incorporou a Pomba Gira (Agnews)

Outra escola comentada foi a Paraíso do Tuiuti, desta vez negativamente, porque ela perdeu pontos valiosos e ficou em penúltimo lugar. Não foi rebaixada porque só havia lugar para um, ocupado pela São Clemente. Quem contribuiu para a perda dos pontos foi a fantasia da Princesa do Tuiuti Mayara Lima, que rasgou e obrigou a beldade a esconder a genitália. 

Na apuração, a escola de Duque de Caxias conseguiu a maior pontuação: 269,9. Perdeu um décimo de ponto devido ao samba-enredo: três dos sete jurados do quesito deram nota diferente de 10 (duas notas 9,9 e uma nota 9,8). A Beija-Flor de Nilópolis ficou em segundo lugar, com 269,6 pontos, e a terceira colocada foi a Unidos do Viradouro. Elas vão se juntar à Vila Isabel, Portela e Salgueiro, entre as agremiações que foram bem e vão desfilar novamente no sábado, dia 30. 

Em São Paulo, a mídia fez questão de mostrar Jair Bolsonaro criticando o desfile da Rosas de Ouro, que o mostrava como um jacaré após tomar a vacina. A escola, por sinal, foi mal na apuração e ficou num modesto décimo lugar. Havia duas escolas em situação pior, a Colorado do Brás e a tradicionalíssima Vai Vai, que voltaram para o Grupo de Acesso. Quem ganhou foi a Mancha Verde, após disputa ponto a ponto com a Mocidade Alegre e a Império da Casa Verde. Elas e a Tom Maior ficaram com quase todos os pontos válidos (269,9 num total de 270), e vão desfilar novamente no sábado junto com a Unidos de Vila Maria e a Águia de Ouro. 

Ainda é preciso saber quem vai subir para o Grupo Especial nas duas metrópoles, no próximo Carnaval, a ser realizado na data devida em 2023 (caso não houver outra pandemia, guerra civil ou conflito mundial). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário