... lá vai um aumento de 19% para a alegria do povo que tem carro GNV ou usa o combustível para aquecer fogões e chuveiros.
O gás natural é um dos combustíveis mais limpos e eficientes entre os derivados de petróleo (Divulgação) |
Boa parte do gás natural vem da Bolívia, e os esforços para diminuir essa dependência dependem da exploração do pré-sal. Mesmo assim, com a política de preços adotada pela Petrobras, responsável pela distribuição do gás, somada à crise global provocada pela invasão da Ucrânia e a relativamente baixa confiabilidade do Brasil para os investidores, nada garantirá uma hipotética redução nos preços para os consumidores.
Teoricamente, isso exigiria redução no consumo do gás por parte das indústrias, serviços e residências, mas isso é difícil de ser colocado em prática, em muitos casos. As alternativas passam pelos derivados de petróleo, como gasolina e o velho botijão, o que, na verdade, é um retrocesso, pois esses produtos estão em situação ainda pior. Muitos já usam a primitiva lenha faz tempo, mas isso não é viável para a maioria. Também não é razoável se trancar numa sala onde está algum aquecedor a gás para tentar se matar. Então o jeito é aguentar mais um aumento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário