Devido às chuvas que tem castigado o Estado de São Paulo, principalmente o litoral, uma notícia boa merece registro: o sistema Cantareira está novamente com mais de 70%, sem considerar o volume morto. 70,4%, para ser mais exato.
O Cantareira não atinge esse patamar desde 2012. Enquanto isso, outros sistemas de abastecimento apresentam números robustos. A exceção é o sistema Rio Claro, que atende Salesópolis, Biritiba-Mirim, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Mauá, parte de Mogi das Cruzes, Santo André e a extrema zona leste paulistana. Com apenas 42,7%, o sistema está passando por obras de limpeza, pois boa parte dos reservatórios está com problemas de excesso de barro na água.
Fora este problema isolado, não há possibilidade de uma crise hídrica na capital paulista e nos municípios da Grande São Paulo, mas devemos continuar economizando água. Além de ser um bem vital, qualquer economia representa um alívio para o orçamento das famílias, oprimido pelas contas, impostos e outras despesas fundamentais, como compras de alimentos.
Não há perigo de represas como o Paiva Castro (Mairiporã), componente do sistema Cantareira, ficar sem água novamente (Divulgação) |
N. do A.: É de doer a quantidade de notícias ruins divulgadas pelos portais da Internet e pela mídia em geral, mostrando coisas como brasileiros presos com cocaína (no aeroporto de Jacarta, na Indonésia) e restos humanos (!!!) em Lisboa. Os dois podem ser severamente punidos, como muita gente quer ver dentro do território brasileiro. O cidadão pego em Jacarta tinha 2 litros de cocaína líquida, e pode ser condenado a morte. O outro estava em escala de Amsterdã (Países Baixos) para Belo Horizonte detido no último 27, e exames comprovaram ser de GENTE a carne encontrada escondida, e além disso foi apreendido um passaporte italiano falso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário