Após a licitação vencida pela Via Appia para a construção e administração do Rodoanel Norte, parece que finalmente São Paulo vai poder usufruir da obra, a partir do segundo semestre de 2026, bem em época eleitoral, isso se não atrasar mais.
Serão investidos mais R$ 3,1 bilhões na obra, uma das mais superfaturadas e de pior custo-benefício para os paulistas. Não haverá praças de pedágio, adotando o sistema "free flow" como no trecho da rodovia Rio Santos entre Ubatuba e Rio de Janeiro.
Estão previstas também alças de acesso para a rodovia Fernão Dias e para o Aeroporto de Cumbica, por meio de uma via expressa em Guarulhos. Uma ligação para a Avenida Inajar de Souza, cogitado no projeto, não será feita. Por falar nisso, o trecho Leste vai ganhar mais acessos na região de Poá, onde já existem entradas na SP-66, mas não saídas para esta via, e o trecho Sul terá um acesso para a Rodovia José Simões Louro Jr., beneficiando os moradores de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Parelheiros.
Até ficar totalmente fechado, o transporte de cargas continuará a usar as Marginais Tietê e Pinheiros, há anos com trânsito saturado. Depois disso, a situação certamente irá melhorar, mas a sensação é da obra ter servido mais para encher bolsos com o NOSSO DINHEIRO.
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