segunda-feira, 27 de março de 2023

DEIXAI TODA A ESPERANÇA, VÓS QUE ENTRAIS!

Parafraseando Dante Alighieri, na entrada do inferno, parece que entramos há tempos numa época de horrores, onde as pessoas ficam condicionadas a ficarem aterrorizadas e com uma sensação horrível de impotência. Esta época é o século XXI. 

Também poderemos fazer alusão a quem se aventura a ler os portais de notícias da Internet em um começo de semana, lendo coisas como o ataque às escolas em São Paulo e em Nashville, no estado americano do Tennessee. É preciso deixar bem claro que vivenciar essas barbáries é muito pior do que simplesmente lê-las. Aceitar isso como normal é sinal de uma mente moralmente deteriorada. Punir os culpados e evitar tragédias como essas é um dever para as autoridades e para nós, cidadãos!

Ilustração encontrada numa edição de 1477 de A Divina Comédia, de Dante, escrita no século anterior (século XIV)

Aliás, será que esta frase sinistra pode ser aplicada a quem começa a nascer, ou, metaforicamente, entrar nesta vida aqui no Brasil? Há tempos se fala em um país do futuro, onde não se faz o bastante para garantí-lo. Estamos governados por quem não tem apreço à lei, e estimula a perder tempo com ninharias como culpar Paulo Freire pela falência educacional de um lado, e querer debater linguagem neutra de outro. Quem quer se dar bem por aqui, dizem, precisa entrar em diversos grupos como a política ou o crime organizado, onde também vale a máxima imortalizada por Dante. 

Os pessimistas podem dizer por aí que veremos esta frase ao deixarmos este mundo no Apocalipse, quando alguém tiver a coragem de apertar um botão, um asteróide cair por aqui ou uma tempestade eletromagnética vinda de algum ponto da galáxia envolver todo este planetinha. Aí já não se pode ter tanta certeza, pois isso é um dos vários cenários especulativos referentes à escatologia. 

Já os otimistas considerariam tudo isso um apanhado de bobagens, pois sempre há espaço para a esperança, mesmo em tempos difíceis como os atuais, com tantas tragédias e notícias ruins. Valeria a pena esperar por dias melhores, quando não tivermos mais professoras ou crianças sendo esfaqueadas em nenhum lugar, muito menos em escolas. 

O tempo há de mostrar quem estará certo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário