sexta-feira, 26 de maio de 2023

Da série "Grandes varejistas do passado", parte 4 - Lojas Ducal

Prosseguindo com a série das grandes lojas "falecidas" no Brasil, uma das mais conhecidas no ramo do vestuário, na segunda metade do século XX, foi a Ducal. 

Ela ficou conhecida principalmente nas décadas de 1950, 1960 e 1970 por sua política de preços agressivas e pela promoção: compre um paletó e uma calça e ganhe outra calça. Aliás, o significado da marca é Duas Calças. 

A história da Ducal é mais ou menos parecida com a das varejistas já abordadas, começando com uma iniciativa de um empreendedor demonstrando seu tino para os negócios. No caso, José Vasconcelos de Carvalho, fundador da empresa em 1950, com apenas 29 anos. 

Após fazer cursos de especialização nos Estados Unidos e ganhar experiência nas lojas "A Exposição", propriedade de seu pai, o jovem José montou uma loja de roupas no centro do Rio e passou a vender as duas calças pelo preço de uma, comprando um paletó no conjunto, com direito a parcelar em 24 vezes. Assim, a fama se consolidou e novas lojas foram surgindo, para formar a rede e tornar a Ducal um sinônimo de roupa popular com certo cuidado no acabamento. Com o tempo, ela explorou os mercados de São Paulo e Minas Gerais, com grande sucesso. Passou a utilizar a razão social "Companhia Brasileira de Roupas". 

Uma das lojas da Ducal, recebendo vários clientes na época (Divulgação)

No entanto, a empresa enfrentava dificuldades por causa da inflação e da falta de correção monetária para as parcelas, deteriorando seu valor real com o tempo. Se isso foi bom para garantir a liquidez, passou a ser um veneno para o balanço financeiro. Foram tentadas parcerias para contornar isso, como a feita com a rede de eletrodomésticos Bemoreira, e investimentos com publicidade, usando como modelos grandes ídolos da época, como Pelé e Emerson Fittipaldi. Fazer parte de um império empresarial maior, formado por outros empreendimentos começados com "D" (Demison, Decasa, Daviga, etc.) também ajudou na sobrevida. 

O então jovem Pelé, já conhecido como o maior jogador de futebol do mundo, virou garoto-propaganda da loja (Divulgação)

Na década de 1980, a Ducal ainda era conhecida, mas não vendia mais como antes e sumiu da mídia. Ela definhou até fechar sua última loja, no Rio de Janeiro, em 1986. Provavelmente, não "viveria" por muito mais tempo, pois as interpéries da economia permaneceram por mais oito anos, e com a estabilidade conquistada pelo Plano Real, haveria a forte concorrência dos produtos vindos da China e outros mercados estrangeiros. 

Funcionou por tempo suficiente para ser lembrada pelo pessoal agora com mais de 50 anos, residente no Rio, São Paulo ou Belo Horizonte. 


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