sexta-feira, 19 de maio de 2023

Tudo para tentar vender mais quadrinhos!

Neste blog já houve uma série abordando a história dos quadrinhos, desde a Era de Platina, com os velhos estereótipos sobre mulheres e indivíduos não descendentes de europeus (como os negros e os índios) até a fase atual, onde se abusa dos valores "identários", em nome do "politicamente correto". 

Pois bem, a Marvel revoltou muita gente ao matar a personagem Kamala Khan, a heroína conhecida como Miss Marvel. Descendente de paquistaneses, ela conseguiu bastante destaque nos quadrinhos e até na televisão, com a série da Disney. Ainda por cima, ela não foi morta em uma revista dela ou da Capitã Marvel, com a qual está intimiamente ligada, sendo, digamos, parte da atual "Família Marvel", se considerarmos a história do nome que remete à Era de Ouro e ao Capitão Marvel original, agora ironicamente parte da DC Comics com o nome de Shazam. Sua morte será publicada em uma revista do Homem Aranha. E, mais uma vez, o teioso vai entrar numa crise psicológica, sentindo-se culpado pela tragédia. 

Muitos chegaram até a lembrar um conceito muito citado pelos leitores de quadrinhos "lacradores": a chamada "mulher na geladeira", devido a uma história de 1994, quando um dos Lanternas Verdes (da DC), o agora semi-esquecido Kyle Rayner, encontrou a namorada morta dentro de um refrigerador. Segundo eles, foi mais uma morte para explicar os dramas de um personagem masculino caucasiano. Isso também tem a ver com os 50 anos da morte da Gwen Stacy, nas mãos do mesmo Homem Aranha. 

Kamala Khan, uma das poucas heroínas asiáticas dos quadrinhos ocidentais, morre nos braços de Peter Parker, o Homem Aranha, sob olhares consternados do Quarteto Fantástico (Divulgação/Marvel Comics)


Sem querer dar razão aos "chatos", a "Casa das Ideias" só fez um truque velho, matar um personagem de destaque, para alavancar as vendas. A última vez foi bem recente, quando fizeram isso com o Doutor Estranho, às vésperas do lançamento do segundo filme dele. Ele ressuscitou, e a mesma coisa vai acontecer com Kamala Khan. Decerto, antes do filme das Marvels, onde ela aparecerá viva ao lado da Capitã Marvel e da Photon (Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel dos quadrinhos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário