Neste blog já houve uma série abordando a história dos quadrinhos, desde a Era de Platina, com os velhos estereótipos sobre mulheres e indivíduos não descendentes de europeus (como os negros e os índios) até a fase atual, onde se abusa dos valores "identários", em nome do "politicamente correto".
Pois bem, a Marvel revoltou muita gente ao matar a personagem Kamala Khan, a heroína conhecida como Miss Marvel. Descendente de paquistaneses, ela conseguiu bastante destaque nos quadrinhos e até na televisão, com a série da Disney. Ainda por cima, ela não foi morta em uma revista dela ou da Capitã Marvel, com a qual está intimiamente ligada, sendo, digamos, parte da atual "Família Marvel", se considerarmos a história do nome que remete à Era de Ouro e ao Capitão Marvel original, agora ironicamente parte da DC Comics com o nome de Shazam. Sua morte será publicada em uma revista do Homem Aranha. E, mais uma vez, o teioso vai entrar numa crise psicológica, sentindo-se culpado pela tragédia.
Muitos chegaram até a lembrar um conceito muito citado pelos leitores de quadrinhos "lacradores": a chamada "mulher na geladeira", devido a uma história de 1994, quando um dos Lanternas Verdes (da DC), o agora semi-esquecido Kyle Rayner, encontrou a namorada morta dentro de um refrigerador. Segundo eles, foi mais uma morte para explicar os dramas de um personagem masculino caucasiano. Isso também tem a ver com os 50 anos da morte da Gwen Stacy, nas mãos do mesmo Homem Aranha.
![]() |
Kamala Khan, uma das poucas heroínas asiáticas dos quadrinhos ocidentais, morre nos braços de Peter Parker, o Homem Aranha, sob olhares consternados do Quarteto Fantástico (Divulgação/Marvel Comics) |
Sem querer dar razão aos "chatos", a "Casa das Ideias" só fez um truque velho, matar um personagem de destaque, para alavancar as vendas. A última vez foi bem recente, quando fizeram isso com o Doutor Estranho, às vésperas do lançamento do segundo filme dele. Ele ressuscitou, e a mesma coisa vai acontecer com Kamala Khan. Decerto, antes do filme das Marvels, onde ela aparecerá viva ao lado da Capitã Marvel e da Photon (Monica Rambeau, a primeira Capitã Marvel dos quadrinhos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário